′City Tour′ por capelas será ampliado para outros locais históricos

Publicidade
O primeiro ′City Tour′, realizado no sábado, 28, levou 25 pessoas para visita nas capelas Santa Cruz, Nossa Senhora Aparecida (Estrada Guaiapó) e São Bonifácio (Estrada Jaguaruna – Gleba Pinguim). O passeio, gratuito, começou às 8 horas e terminou com almoço rural preparado pela Associação da Família de Schoenstatt, ao lado da Capela São Bonifácio. Além do patrimônio já tombado, a Secretaria de Cultura estuda projeto para visitas em bairros e outros locais que marcam a memória do município.
O coordenador do Patrimônio Histórico da Semuc, Edson Luiz Pereira, explicou que o passeio superou as expectativas. “O passeio foi excepcional. As pessoas demonstraram bastante interesse sobre os locais, tiraram dúvidas e fizeram registros. Agora vamos nos preparar para o próximo, para que seja melhor ainda”, disse.
“Foi um ′tour′ bastante divertido, o público foi muito bem receptivo e participativo. No final, distribuímos questionários para avaliação da ação e o trabalho teve retorno muito  positivo”, ressaltou o historiador da Semuc, João Laércio Leal.
Os 30 lugares disponíveis para o segundo city tour, previsto para o próximo sábado, 4, já foram rapidamente preenchidos, mas estão abertas as inscrições para o circuito do dia 11 de agosto. As inscrições podem ser feitas neste link https://goo.gl/forms/sP1qgrJfUlkNA8nD2. A ação é promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc).
CAPELAS
A capela Santa Cruz é a única igreja em madeira situada na área urbana de Maringá e do Norte Novo. Desenhada e construída pelo carpinteiro Anton Joseph Christoph, representa o período de colonização nos anos de 1940. A construção em madeira entre os anos de 1946/1947 foi iniciativa da própria comunidade na localidade, onde se concentrou o núcleo original de Maringá.
A Capela Nossa Senhora Aparecida construída entre os anos 1950 e 1953 utilizou a peroba rosa, espécie de lei encontrada em abundância no Norte Novo do Paraná. A capela atendia as necessidades religiosas dos moradores locais e a construção contou com sistema de mutirão da comunidade local.
A construção da Capela de São Bonifácio se deu entre os anos de 1939 e 1940. Foi a primeira edificação da religião católica erigida em Maringá. Construída também em madeira, a capela fazia parte de um complexo rural denominado Fazenda São Bonifácio. Nesse local que os habitantes do núcleo inicial de Maringá realizaram as primeiras missas, batizados e casamentos.
Fonte: Diretoria de Comunicação Prefeitura de Maringá