4º Simpósio Foodservice vai discutir tendências do setor em Maringá

Evento ocorre em 24 de outubro, com atividades como palestras, talk-show e rodadas de experiência

            Se existe um mercado cheio de oportunidades de negócios é o do foodservice. De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), empresas do ramo movimentaram mais de R$ 170 milhões no país na última década, com números positivos até em períodos de crise. Somente em 2017, a receita avançou 3,9%. Outro dado animador é o percentual de brasileiros que comem fora de casa, que segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), chega a 33%.

Sair-se bem nesse cenário, entretanto, depende de alguns fatores, como acompanhar as tendências e o comportamento do consumidor. Esses serão os assuntos abordados no 4º Simpósio Foodservice Maringá, realizado pelo Sebrae/PR e Abrasel Noroeste do Paraná, cujo tema é “Experiência de consumo e tendência”. Com o objetivo de proporcionar conhecimento específico e desenvolvimento para micro e pequenas empresas, o evento será realizado no Sebrae/PR no dia 24 de novembro, das 13h às 18h.

O evento é voltado para donos e profissionais de bares, restaurantes, lanchonetes, foodtrucks e hotéis. Segundo a consultora do Sebrae/PR, Patricia Valente Santini, durante o evento os gestores serão estimulados a desenvolver o olhar para atender às necessidades atuais dos clientes. Estão programadas palestras, talk-shows e rodadas de networking.

“Trataremos de como novos modos de vida interferem nos modelos de negócios. As empresas precisam ser ágeis e flexíveis, estando atentas às necessidades que geram novas oportunidades. Queremos provocar empresários a questionarem quais problemas resolvem hoje com seus negócios”, explica Patricia.

A presidente da Abrasel Noroeste do Paraná, Deborah Kemmer, ressalta que vários aspectos motivam a preocupação do consumidor com a experiência de comer fora de casa. “Os clientes gostam de saber se o estabelecimento tem política de compra mais consciente, sem desperdício e práticas sustentáveis. São tendências refeições personalizadas, questão de saúde e bem-estar, feiras gastronômicas e ações temporárias, além de operações on-line”, exemplifica.

Para Deborah, o foodservice vem driblando as mudanças do mercado e continua crescendo, basicamente porque, nesta última década, o setor soube incorporar novas tendências. “Mas é preciso investir em inovações para otimizar processos, controlar fluxo de caixa, evitar perdas e despesas desnecessárias e, sobretudo, conhecer melhor o cliente para acompanhar as transformações”, pondera.

Palestrantes

Com mais de 20 anos de experiência na área de planejamento e análise de dados, Ligia Mello, da Hibou Monitoramento de Mercado e Consumo, realizará uma palestra sobre tendências para os próximos anos no foodservice. A abordagem levará em conta as expectativas do consumidor brasileiro em relação aos estabelecimentos, produtos e serviços.

Também palestrará no evento o autor da reforma trabalhista, juiz Marlos Melek, que tratará do tema “Como aumentar a motivação e o engajamento do colaborador no novo cenário da lei 13.467/17”.

São parceiros no evento a ACIM, Empreender, Prefeitura de Maringá, Turismo Maringá, Rede de Turismo Regional (Retur), Maringá e Região Convention e Visitors Bureau. O simpósio tem como media partner Massa FM e como patrocinadores Coopercard, Raffinato, Wi-Fire, Saveat, Maringá Park e Sidredi. Mais informações e inscrições pelos telefones (44) 99144-2021 e 3220-3474 ou pelo e-mail abraselnoroeste@gmail.com.