A importância da qualidade nos serviços em turismo e o reflexo para o desenvolvimento local

Muitas empresas da região Corredores das Águas se alinharam ao Programa Selo de Qualidade no Turismo com a proposta de melhor atender seus clientes. E o reflexo disso está diretamente ligado a boas experiências e indicações, que levam ao desenvolvimento econômico e social, propondo novas oportunidades no mercado de trabalho e mão de obra especializada.

Segundo Wanda Pille, presidente da RETUR, a região vive uma nova era, onde a criatividade e profissionalismo se tornaram grandes protagonistas. “Temos grandes atrativos e somos reconhecidos por isso. Mas, todo esse movimento ajuda na promoção da região. Um turista bem atendido sempre volta ou fala bem do local. E muitas pessoas são beneficiadas”.

Avaliação

O Programa Selo de Qualidade no Turismo tem como objetivo aumentar a competitividade das empresas do turismo e a qualidade dos serviços prestados. Empresas de diversos setores podem participar, como meios de hospedagem, gastronomia, agências de viagens, organizadoras de eventos e transportadoras.

Os participantes passam por um processo de avaliação por meio de questionários, visitas e entrevistas seguindo as normas técnicas do Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Outro diferencial do programa é o diagnóstico do Turista Oculto. Um consultor se passa por consumidor, avaliando os serviços do estabelecimento. Após essa atividade, os resultados são apresentados para a elaboração de um plano de ação.

Região

Em Curitiba, durante o ciclo 2018-2019 do Programa Selo de Qualidade no Turismo, 118 negócios foram reconhecidos com certificação. Este ano, a novidade foi a premiação por Região Turística, sendo que o grande destaque da Região Corredores das Águas foi a Bússola Eventos, de Maringá.

Exemplo

“Uma vez que se ganha um destaque como este, o maior desafio é mantê-lo. É preciso um grau de exigência para um bom desempenho e resultado. Tudo é monitorado, com muito cuidado, cautela e planejamento estratégico”, revela Paola Incerti, Diretora da Bússola, destacando a importância do selo também para os clientes. “Os clientes se sentem lisonjeados e confiantes na nossa prestação de serviços. Esse reconhecimento passa mais credibilidade e a certeza que somos comprometidos e temos fundamento para uma entrega com excelência”, completa.

Na premiação geral por segmento, seis empresas maringaenses ganharam destaque com primeiro, segundo ou o terceiro lugar: a Bússola levou o primeiro lugar na categoria Organização de Eventos; na categoria Transportadora Turística, a Grandtour ficou em primeiro lugar, a Valtur Turismo em segundo e a Ingá Vans, em terceiro; na categoria Gastronomia de Interesse Turístico, a AlbaDore Ristorante Pizzeria levou o segundo lugar; em Meio de Hospedagem, o Hotel Golden Ingá ficou na terceira colocação.

O Programa, que atesta que empreendimentos estão em conformidade com critérios de qualidade, é desenvolvido pelo Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), Associação Brasileira de Empresas de Eventos do Paraná (ABEOC/PR), Paraná Convention e Paraná Turismo.