Fotógrafo constrói observatório pertinho de Curitiba pra receber entusiastas

Publicidade

A paixão do fotógrafo e produtor de vídeos Sérgio Mendonça Júnior, 57 anos, ultrapassa os cliques do obturador e alcança o espaço sideral. Ao longo dos anos na profissão, ele se aprofundou nas técnicas da astrofotografia e as aplica desde 2001, na região dos Campos Gerais. É uma paixão que resulta em imagens do céu, do espaço e dos astros estudadas passo a passo até a perfeição das luzes e composições.

Nos últimos dois anos, uma parceria com o Hotel Fazenda Cainã, em São Luiz do Purunã, cidade de Balsa Nova, na região metropolitana de Curitiba, permitiu a realização de um sonho de Mendonça: a construção de um observatório astronômico para realização de astrofotografias e divulgação de conhecimento da astronomia para os visitantes. A estrutura ainda não está finalizada, mas já conta com telescópios de 511 mm e de 350 mm. Embora a área do observatório seja do hotel, as visitas ao local não deverão ficar restritas aos hóspedes.

O fotógrafo é apaixonado pelo céu desde a adolescência, quando com 15 anos construiu uma ligação afetiva com o Aeroporto do Bacacheri (Cindacta II) e também pela aviação. “Gostava de ver os aviões, antes mesmo de começar na fotografia”, conta Mendonça. Com 17 anos, em 1979, a aproximação com a profissão veio por meio da produção de slides para conteúdos audiovisuais. “Eu vi que os professores precisavam para as aulas. Comecei a fazer um bico. Foi o meu primeiro passo”, revela ele.

Fonte: Tribuna

Escrito por Alex Silveira