Cartilha do Ministério do Turismo destaca Catedral de Maringá

Publicidade

Para auxiliar parlamentares na proposição de emendas que beneficiam o Turismo, o Ministério do Turismo disponibilizou eletronicamente uma Cartilha Parlamentar com orientações a deputados federais e senadores que pretendem direcionar recursos para ações ou obras turísticas em suas bases eleitorais. O prazo para acessar o sistema online do Congresso Nacional e cadastrar emendas ao Projeto de Lei Orçamentário de 2019 – PLOA 2019 encerra no dia 1º de novembro.

A cartilha parlamentar explica que as ações que podem contar com recursos de emenda devem ser preferencialmente destinadas aos municípios do Mapa do Turismo Brasileiro, ferramenta de priorização técnica e financeira da Pasta. O país tem, hoje, 3.285 municípios com vocação turística – cidades com capacidade de receber visitantes e que têm economia preparada para esse mercado.

Destaque para Maringá

A nova Cartilha Parlamentar do MTur contém 48 páginas, divididas em sete capítulos. Sendo um material de repercussão nacional, o destaque é que a Catedral de Nossa Senhora da Glória, de Maringá, aparece ao lado da Catedral de Brasília, do Cristo Redentor e do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Para Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR), a presença de Maringá ressalta a importância turística da região Corredores das Águas. “O trabalho da RETUR evidencia Maringá e região no processo do turismo. A Catedral é o marco da nossa região, é o símbolo de que temos força no turismo brasileiro. Ficamos extremamente contentes quando vimos que o Ministério do Turismo quis reforçar a presença da região na cartilha. Isso prova que estamos fazendo um bom trabalho”, afirma a presidente.

Case de Sucesso

Na semana passada, em Brasília, a RETUR foi apontada como case de sucesso em gestão regional. A entidade está atuante há 20 anos e tem como foco as pessoas e o que os municípios/região têm de melhor. “Foram anos de trabalho para chegar nesse patamar e, aos poucos, vamos colhendo os resultados. Estamos bem próximos do Ministério do Turismo o que permite que o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, se aproxime da região e passe a conhecer, ainda mais, os atrativos que tanto cuidamos e promovemos”.