Celebrações marcam final de semana na região Corredores das Águas

Publicidade

Ivaté, Maringá e Porto Rico celebram no dia 15 de agosto (sábado) o dia de suas Padroeiras. Nesta data, Nossa Senhora da Glória (Ivaté e Maringá) e Nossa Senhora dos Navegantes (Porto Rico) são celebradas com carinho pelos munícipes. Devido a pandemia, as festividades que marcam a data especial não serão realizadas. Mas, neste momento de grandes reflexões, fica a lembrança das ações já realizadas.

Em Porto Rico, a tradicional Festa dos Navegantes faz homenagem à padroeira da cidade. Entre as ações já realizadas shows e passeios dos Navegantes pelo Rio Paraná. Em Maringá, neste ano, serão realizadas quatro celebrações especiais para celebrar a data especial. Veja mais no site da Arquidiocese de Maringá. Em Ivaté está confirmada a Missa de Ação de Graças.

Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória é o título que se refere a três verdades de fé professadas pela Igreja: a Dormição de Nossa Senhora, sua Assunção ao céu em corpo e alma e sua Glorificação como Rainha do céu e da terra. São o quarto e o quinto Mistérios Gloriosos do Terço.

Nossa Senhora dos Navegantes

Antes das travessias, os navegantes participavam da Santa Missa, na qual pediam proteção de Nossa Senhora dos Navegantes para enfrentar, com coragem, os perigos do mar, as tempestades e os ataques dos piratas.

Com o início das grandes navegações, por parte dos portugueses e espanhóis, e a descoberta de novas rotas comerciais e terras pelo mundo, a devoção a Nossa Senhora dos Navegantes cresceu ainda mais e chegou a terras cada vez mais longínquas. Sob esse título, a Santa Virgem é a padroeira dos navegantes e dos viajantes, e é também chamada de Nossa Senhora da Boa Viagem. Foi por esse motivo que essa devoção chegou aqui, juntamente com os navegantes portugueses, desde a época do descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.