Cidade Canção recebe 40ª edição do Femucic

Publicidade

Oficialmente o Festival de Música Cidade Canção começa hoje (14) e vai até sábado (16). As apresentações serão realizadas no Teatro Calil Haddad e com entrada franca. O evento é promovido pela Federação do Comércio no Estado do Paraná (Fecomércio-PR) e pelo Serviço Social do Comércio (SESC), em parceria com a Prefeitura de Maringá.

O evento de abertura acontecerá amanhã (15), com a solenidade que marca as comemorações dos 40 anos do projeto. Ao todo, foram mais de 1.300 inscrições de músicos e compositores de todo Brasil e 30 foram selecionadas para participarem do Festival. O Paraná é o Estado com maior número de músicas selecionadas pelo Femucic, seguido por São Paulo. Além das 11 canções de Maringá, do Paraná também foram selecionadas três canções de Paranavaí, uma de Curitiba, uma de Pinhais e uma de Pato Branco.

Maringá – Cidade Canção

A primeira edição do Femucic ocorreu em 1977, quando o festival ainda tinha caráter competitivo. Este período se estendeu até 1992, com 24 músicas apresentadas por edição, totalizando 384. Em 1993 iniciou a fase de mostra sem competição. Esta edição contou com 39 músicas apresentadas. O ano de 1994 foi o único em que não houve o evento. De 1995 a 2014, o festival contou com 50 músicas apresentadas por edição, totalizando 1 mil apresentações. Nos últimos três anos, com a redução das noites de apresentação e aumento das ações paralelas, o palco do Calil Haddad recebeu 26 músicas por edição, de 2015 a 2017, totalizando 78 músicas. Hoje a história do Femucic pode contar que recebeu um total de 3.863 músicos em suas 40 edições.

Escolas e Empresas

Além da programação noturna no Teatro Calil Haddad, as escolas municipais de Maringá e empresas do comércio receberão, de 11 a 15 de junho, os projetos Femucic nas Escolas e Femucic das Empresas, com artistas e grupos participantes da edição. O intuito é contribuir para a ampliação e qualificação de crianças, jovens e profissionais do comércio, possibilitando o acesso à produção musical de outros estados. “Estes projetos proporcionam diferentes vivências musicais para o público paranaense, formando plateias. Assim contribuem para o fortalecimento do cenário musical brasileiro e proporcionam o intercâmbio entre músicos e produtores”, informam os organizadores do evento.

Ações paralelas

Para levar música aos quatro cantos de Maringá, o Sesc também vai promover ações paralelas, como shows e oficinas. Na terça-feira (12) iniciaram as oficinas de Improvisação Musical, com Nelson Faria, e de Bateria, com Edu Ribeiro, no salão social do Sesc Maringá. Estes músicos, acompanhados dos alunos das oficinas, foram os primeiros a se apresentarem em espaços públicos, na programação desse ano. O show, aberto ao público, ocorreu na Praça Raposo Tavares, na terça (12). Eles também se apresentaram ontem (13), na Travessa Jorge Amado, ao lado do Mercadão Municipal. Hoje as apresentações serão feitas na UEM, às 11h30. No sábado (16) pela manhã, haverá a Caminhada Musical, com início às 9h30, concentração na Praça Napoleão Moreira da Silva e saída do Sesc Maringá. Em seguida, ocorre o primeiro encontro de Bateristas de Maringá, também na praça, às 11h30.

Encerramento

O evento será encerrado com a apresentação de Elen Oléria, vencedora da 1ª edição do The Voice Brasil. A expectativa é receber no mínimo 1.500 pessoas.