Comissão de Turismo debate alternativas para o turismo em audiência pública

Publicidade

Representante de Foz do Iguaçu, principal destino turístico do Estado e presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Soldado Fruet (PROS) conduzirá nesta terça-feira (7), a partir das 10h, uma audiência pública por videoconferência para debater os efeitos da pandemia do coronavírus (Covid-19) no setor do turismo e possíveis ações emergenciais.

Além de membros do grupo temático da Casa de Leis, confirmaram presença no debate virtual representantes do Governo do Estado, de diversas entidades de classe setoriais e categorias profissionais ligadas ao segmento. A audiência online será transmitida ao vivo pela TV Assembleia no canal aberto 20.2 e canal 16 da Claro/Net, além das redes sociais do Legislativo.

“Desde o início da pandemia, tenho acompanhado de perto, e com muita preocupação, os prejuízos que a crise decorrente da Covid-19 trouxe a todos que dependem do turismo para sua sobrevivência”, explica o Soldado Fruet. “Muitos trabalhadores do setor, como os autônomos que atuam como guias de turismo, perderam sua única fonte de renda e estão com dificuldades para suprir necessidades básicas, já que não tiveram acesso ao auxílio emergencial do Governo Federal”, relata o presidente da Comissão de Turismo, que já apresentou propostas para socorrer financeiramente os profissionais do setor. Segundo o deputado, a audiência debaterá o cenário atual e as perspectivas e coletará sugestões para ajudar na retomada do turismo.

Pela Paraná Turismo, autarquia responsável pela política estadual de turismo, participarão o presidente João Jacob Mehl e o diretor de marketing Aldo Carvalho. A Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur) será representada pelo proprietário da Pousada Tropeira, na Lapa, e da operadora Tropeiro Urbano, Márcio Assad. Em nome de entidades estaduais, estão previstas ainda as falas do presidente do Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Paraná (Sindegtur) e vice-presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Wilson Lessnau Junior; e do vice-presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (Seha), Jonel Chede.

Dirigentes de entidades de classe de Foz do Iguaçu também estarão presentes, como o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Foz do Iguaçu e Região (Sindhoteis), Neuso Rafagnin; o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli; o guia de turismo e diretor secretário da Liga Independente de Guias de Turismo de Foz do Iguaçu (Liguia), Alexandre Barbosa; e o presidente da Associação de Motoristas por Aplicativo de Foz do Iguaçu (Amafi), Geronimo José dos Santos Centurion.

Fonte: AEN