Conferência Municipal abre portas para novas discussões sobre o turismo em Maringá

Publicidade

O evento foi organizado pela Diretoria de Turismo da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Com o apoio do Conselho Municipal de Turismo de Maringá, Rede de Turismo Regional (RETUR) e Região Convention & Visitors Bureau, a 1ª Conferência Municipal de Maringá foi apresentada ontem (03/10) no Centro de Eventos Ermelindo Bolfer, do Parque de Exposições, com a presença de representantes de todos os segmentos que compõem o trade turístico de Maringá.

A conferência teve sua programação técnica desenvolvida no eixo do tema Cidades Inteligentes e Competitivas, com base nas diretrizes da Política Nacional de Turismo para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo em Maringá e região. A ação também marca a Semana do Turismo Regional, celebrada de 01 a 06 de outubro.

Separados por cinco eixos principais, os presentes puderam ter voz ativa no fomento do turismo de Maringá e região. Governança, fortalecimento da regionalização, mercado, infraestrutura e tecnologia estiveram entre as discussões.

Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, Deise Bezerra, diretoria técnica da Paraná Turismo e Wanda Pille, presidente da RETUR estiveram encabeçando os temas Governança e fortalecimento da regionalização.

Entre as propostas apresentadas durante a inédita Conferência em Maringá, o grupo, formado por 13 representantes, propôs que Maringá assumisse sua vocação de macrorregião. “Precisamos que Maringá abrace mais a região, assim vamos alavancar o turismo e, consequentemente, trazer mais desenvolvimento à sociedade e qualidade aos turistas”, disse o presidente da Paraná Turismo durante a discussão em grupo.

Cada grupo teve 40 minutos para elencar novas propostas. Para o diretor de Turismo da prefeitura, Amarildo Torres, as propostas serão devidamente estudadas pelas instituições ligadas ao turismo e se tornarão materiais para ações da administração municipal pelos próximos anos.

A Conferência também contou com a palestra do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Maringá, Celso Saito, do gerente da Secretaria de Inovação, Indústria e Comércio, Franz Wagner, da diretora Técnica da Paraná Turismo, Deise Bezerra, e do presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes.