Conheça a “Lagoa Azul” do Paraná

Publicidade

Quem nunca curtiu “A Lagoa Azul”, drama romântico norte-americano que sempre marcava presença nas tardes da TV aberta. Quase impossível ficar imune a esse viral.

A lagoa que ilustrava o enredo do filme era admirada, desejada, sonhada por qualquer pessoa que buscasse o silêncio e a beleza de um local paradisíaco.

Por mais distante que seja, o nome do filme serviu de inspiração para um pequeno paraíso no interior do Paraná, mais precisamente em São Manoel do Paraná, a 600 km de Curitiba. Cidade que abraça a Reserva Ecológica Caraguatatiba, um espaço que possui uma área de 222,30 hectares, sendo também uma Unidade de Conservação, com características de mata tropical e subtropical.

A mata é habitada por macacos, cutias, cachorros-do-mato, capivaras, queixadas, ouriços, gatos-do-mato, tatus, antas, onças pardas e outros animais que podem ser vistos frequentemente. Tem ainda grande variedade de aves, tais como jacutingas, gaviões, pica-paus, guachos, gralhas, urubus da cabeça vermelha entre outras espécies.

Onde fica a Lagoa?

Antes de mais nada, é importante ressaltar, ela é azul. Na verdade, é um misto de azul e verde, dependendo muito do reflexo do sol. Mas, o nome original é Lagoa Preta, devido à quantidade de folhas que cobrem o fundo. Uma verdadeira magia da natureza.

A exuberante Lagoa fica no interior da Reserva, sendo uma das principais atrações do local. Por sua beleza, é muito utilizada para sessão de fotos, seja para casamentos ou catálogos de moda. Além de ser palco para pedidos de namoro e casamento. O espaço também recebe centenas visitas, principalmente de pessoas que gostam de desbravar as riquezas naturais do Paraná.

Se você ficou curioso e deseja desfrutar um pouco mais das belezas da região, agende sua visita. Basta ligar na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (44) 3644-1235. A Reserva possui trilhas de fácil e médio percurso, por isso as visitas são acompanhadas por um guia com vasto conhecimento do local.

Foto Capa: Kelvis Benjamim Demori