Convênio vai fortalecer empresas no setor de comércio e turismo no Paraná

A Fecomércio PR e o Sebrae/PR firmaram, nesta segunda-feira (26), acordo de cooperação para a continuidade de projetos e ações para o atendimento de micro e pequenas empresas paranaenses dos setores do comércio varejista e turismo. O acordo, assinado pelo presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ágide Meneguette, e pelo diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, prevê o atendimento de 1.585 empresas.

No segmento do comércio varejista, serão 1.275 empresas paranaenses de micro e pequeno porte atendidas de forma subsidiada pelas duas entidades nos projetos ligados ao comércio: Top Loja Confecções, Varejo Mais, Varejo Mais em Ação, Revitalização de Espaços Comerciais, Selo Referência do Comércio e Franquias Paraná.

Já em ações de Turismo, Sebrae e Fecomércio vão capacitar 310 negócios. Serão 160 vagas para o Programa Selo de Qualidade no Turismo, 150 no projeto de Turismo MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), além de 52 instituições, membros da governança estadual, junto às ações do Master Plan – Paraná Turístico 2026.

“Efetivamos a continuidade de ações, que têm alcance extraordinário, porque envolvem a sustentabilidade das empresas. Com a melhoria da gestão, produtos e serviços, temos empresas mais fortes, o que reanima o consumo, a geração de empregos e até a produção na indústria”, pondera Darci Piana.

Para participar dos programas, as empresas são selecionadas, de acordo com o perfil necessário para integrar o grupo. Depois, são realizados diagnósticos do negócio, para o direcionamento de treinamentos e consultorias especializados, focados na melhoria da gestão e da qualidade dos produtos e serviços. A participação traz uma série de benefícios as empresas e negócios, inclusive acesso subsidiado a soluções oferecidas pelas duas entidades.

“Temos uma parceria de anos com a Fecomércio que faz a diferença no sentido de preparar micro e pequenas empresas para o mercado, com inovação, gestão e cooperação, com vistas ao resultado efetivo dos negócios. Neste ano ampliamos essa parceria para atender mais clientes e fortalecer o setor em todo Paraná”, analisa Vitor Tioqueta.

Resultados em 2017

Das 364 empresas participantes dos programas do segmento varejista trabalhados pelas entidades no ano passado, 108 conquistaram o Selo Referência no Comércio – de acordo com os resultados das avaliações baseadas no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), e no Diagnóstico de Loja Sebrae (DLS).

O Programa Estadual do Turismo: Estratégias de Potencialização do Turismo do Paraná vem articulando o desenvolvimento do setor com ênfase em Turismo MICE – Negócios e Eventos. No ano passado, foram ações, parcerias, alianças estratégicas e prestação de suporte aos processos e projetos de âmbito estadual.  Dentre eles, o Fórum Paraná Turístico 2026, a consolidação de 14 Planos Operacionais Regionais – Paraná Turístico 2026 e um plano estadual.

Já o Selo de Qualidade no Turismo do Paraná foi concedido a 120 empresas no ano passado. O programa tem como objetivo o aperfeiçoamento técnico e profissional dos negócios do setor turístico, por meio de avaliação da gestão, processos e qualidade de produtos e serviços. Além de meios de hospedagem (hotéis, resorts, flats e pousadas) e estabelecimentos de gastronomia turística (restaurantes, bares, lanchonetes), foram avaliadas agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos, locadoras de veículos, empresas de transporte turístico e espaços para eventos.