Cruzeiro do Oeste ganha o título de “Cidade dos Dinossauros”

Publicidade

Através de um pedido realizado pela vereadora Rosy Anne Bertoco e pela prefeita Helena Bertoco, foi aprovado o Projeto de Lei 399/2020 interposto pelo deputado estadual Do Carmo, que institui o título de “Cidade dos Dinossauros” para Cruzeiro do Oeste (PR).

O projeto de lei foi aprovado de forma unânime, havendo o reconhecimento geral sobre o impacto que a divulgação desta riqueza paleontológica trará para o Estado do Paraná, beneficiando Cruzeiro do Oeste na conquista de recursos e apoio para a preservação e o turismo, o que reflete economicamente movimentando o comércio local e impulsionando a geração de emprego e renda, atraindo novos investidores e empresas do ramo.

“É um projeto valoroso porque fortalece um conhecimento importantíssimo para os paranaenses sobre uma riqueza que temos aqui, patrimônio que merece políticas públicas de preservação, de cuidado e de turismo”, ressaltou o Deputado Estadual Goura, durante seu voto favorável à aprovação do projeto.

Entenda

Com cerca de 21 mil habitantes, a cidade de Cruzeiro do Oeste também ficou conhecida em 2014, quando 47 fósseis de pterossauros (répteis voadores pré-históricos) foram encontrados.

Em 2019, a cidade de Cruzeiro do Oeste foi notícia em várias as mídias pela descoberta do fóssil de um dinossauro inédito. O “Vespersaurus Paranaensis” viveu no Paraná há cerca de 90 milhões de anos e não registros dele em nenhum outro local do mundo.

Os fósseis, encontrados no município de Cruzeiro do Oeste são uma raríssima ocorrência de pterossauro no interior de continentes. Cruzeiro do Oeste faz parte da região turística Corredores das Águas, que tem como seus maiores atrativos o lazer das águas doces, oportunizado pelos rios Paraná, Paranapanema, Ivaí e Piquiri, somados a gastronomia, turismo de eventos e negócios e a cultura.