Curitiba sedia Jornada e Fórum de ensino religioso

Publicidade

Pesquisadores, acadêmicos, professores e gestores das redes municipal e estadual de ensino participam da Jornada e Fórum de Ensino Religioso, que vai até hoje (29/8), na Federação Espírita do Paraná de Curitiba.

Parceria entre as duas redes e a Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec), o evento promove debates, apresentações culturais e discussões sobre o ensino religioso na educação básica. Também são objetivos discutir o diálogo e o respeito na construção da autonomia e da cidadania, sempre a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Matrizes religiosas

O ensino religioso está previsto Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e a oferta nas escolas públicas é obrigatória, porém, a matrícula é opcional.

Na rede municipal as aulas são dadas por professoras com formação especial, a partir do currículo e de um planejamento que explora as quatro matrizes religiosas: indígena, africana, oriental e a ocidental. Nos anos finais do ensino fundamental são professores de história que abordam o conteúdo.

O evento contou com a participação de Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo, que marcou presença ao falar sobre o ano estadual do turismo religioso no Paraná e convidando a todo para o Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro, em Curitiba.

Fórum Paranaense

O Fórum contará com palestras, painéis e mesas redondas e terá em sua programação atividades experienciais, com ações de networking, city-tour em Curitiba e viagens pós-evento – por adesão, para destinos religiosos como a Rota do Rosário que reúne diferentes municípios e atrativos entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, por adesão, oferecidas por agências de turismo nos dias 20 e 21 de outubro.