Domingo marca dia do Padroeiro de Umuarama

Publicidade

O dia 04 de outubro, domingo, marca o dia do Padroeiro de Umuarama: São Francisco de Assis. A história do Santo começa em Assis, Itália, em 1182, ano do seu nascimento. Francisco era filho de Pedro Bernardone, um rico comerciante, e Pia, de família nobre da Provença.  Na juventude, ele era muito rico e esbanjava dinheiro com ostentações. Porém, os negócios de seu pai não lhe despertaram interesse, muito menos os estudos. O que ele queria mesmo era se divertir.

Na juventude de Francisco, por volta de seus vinte anos, durante uma doença, Francisco ouviu uma voz sobrenatural. Esta lhe pedia para ele “servir ao amor e ao Servo”. Pouco a pouco, com muita oração, Francisco sentiu em seu coração a necessidade de vender seus bens e “comprar a pérola preciosa” sobre a qual ele lera no Evangelho.

Num dia simples, mas muito especial, num momento em que Francisco rezava sozinho na Igreja de São Damião, em Assis, ele sentiu que o crucifixo falava com ele, repetindo por três vezes a frase que ficou famosa: “Francisco, repara minha casa, pois olhas que está em ruínas”. O santo vendeu tudo o que tinha e levou o dinheiro ao padre da Igreja de São Damião, e pediu permissão para viver com ele. Francisco tinha vinte e cinco anos.

Celebração

No ano passado, o dia do Padroeiro foi celebrado com a novena em honra a São Francisco de Assis, com tema: ‘O Carisma Missionário de São Francisco de Assis’ e como lema: ‘Porei em vossos lábios palavras cheias de sabedoria’ (Lucas 21,15), e uma festa na Paróquia que leva o nome de São Francisco de Assis. A celebração já é tradicional na cidade.

Paróquia

A Paróquia São Francisco de Assis foi a primeira igreja fundada em Umuarama, em 16 de janeiro de 1961. A imponente construção está localizada próximo ao campus sede da Universidade Paranaense, no entorno da Praça Mascarenhas de Moraes. A igreja é administrada pelos freis pertencentes à Ordem dos Franciscanos Capuchinhos.