Encontro debate os caminhos do turismo na região

Publicidade

A formatação de destinos e a organização de roteiros turísticos da região foi tema de reunião de trabalho com gestores de turismo da cidade e municípios próximos na última sexta-feira, 10, na sala de reuniões do gabinete, no Paço Municipal. O encontro foi conduzido pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e pela Rede de Turismo Regional, com apoio da Prefeitura de Umuarama.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Alto Paraíso, Icaraíma, Brasilândia do Sul, Mariluz, Altônia, Iporã e Cruzeiro do Oeste, além de Umuarama, que participou com representantes das seguintes instituições: Senar, Sebrae, Secretaria de Esporte e Lazer, Divisão de Turismo, Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, Secretaria de Gabinete e Gestão Integrada, Umuarama e Região Convention & Visitors Bureau e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Estiveram presentes ainda as instituições Green Farm CO2 Free – de Itaquiraí (MS); Retur, com a presidente Wanda Pille; Paraná Turismo, com presidente Jacó Gimenes; e Idestur – Foz do Iguaçu, com o presidente Paulo Angeli.

A abertura foi feita pelo chefe de Divisão de Turismo de Umuarama, Anderson Arilson de Freitas, e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Douglas Antonio Bácaro. O secretário-chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto, representou o prefeito Celso Luiz Pozzobom.

A presidente da Retur, Wanda Pille, destacou a formação e atuação efetiva do Comtur em todos os municípios como critério estabelecido pelo Ministério do Turismo para que a cidade permaneça no Mapa do Turismo Brasileiro e fez o convite para cada município realizar ações na semana de 1º a 6 de outubro, em comemoração ao Dia do Turismo Regional. O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimenes, relatou o trabalho desenvolvido pela instituição, principalmente pelos Corredores das Águas, Litoral de Águas Doces e atrativos da região Entre Rios – Encontro das Águas.

“Estamos no Ano do Turismo Religioso, com investimentos da Embratur na região, e podemos indicar empreendimentos e projetos de sucesso como exemplos a serem seguidos”, afirmou, citando como exemplos a rota de Cicloturismo de Gramado a Ponta Grossa. Gimenes orientou aos representantes dos municípios que trabalhem na flexibilização do trade como fonte produtora de renda, sugeriu destacar as vocações turísticas de cada município, a organização de fóruns regionais e a recomendação para que cada cidade desenvolva seu planejamento do setor para 2020, 2025 e 2030.

Na reunião, cada gestor de Turismo destacou os potenciais turísticos, atrativos e estrutura para formatação de destinos em seu município. O diretor de Esporte e Lazer de Umuarama, Jeferson Ferreira, apresentou o Projeto Vou de Bike, como alto potencial para o cicloturismo e o turismo esportivo. As atividades desenvolvidas pelo Idestur em Foz do Iguaçu foram apresentadas pelo presidente, Paulo de Angeli, e o chefe da Divisão de Turismo de Umuarama, Anderson de Freitas, apresentou sugestão de rota turística regional, com a indicação dos municípios e seus atrativos.

Ao final, os municípios foram orientados a enviar imagens e informações atualizadas para a Retur, que definirá o roteiro regional e iniciará a produção de materiais. A reunião foi encerrada com o professor Jacó Gimenes convidando os presentes a auxiliarem na organização do Salão de Turismo Regional do Noroeste, a ser realizado na inauguração do Centro de Eventos de Umuarama.