Exposição Fotográfica “Água doce, doce água” estará em São Manoel do Paraná neste sábado

Publicidade

Projeto será apresentado durante Evento Cultural em homenagem ao Dia da Água e da Poesia

“De mar é feita a terra, de água é feita a gente. Abaixo o desperdício! Poupar água: coisa urgente!”, é com essa mensagem que Evelyn Heine, escritora, inicia o poema “Água doce, doce água”, tema da Exposição Fotográfica que será apresentada neste sábado (17), das 19 às 23h00, em São Manoel do Paraná (PR).O fotógrafo e idealizador do projeto, Anderson Theodoro conta que os versos de Evelyn conseguem traduzir a identidade das fotografias que serão apresentadas na exposição. “Água é vida, dinamismo, beleza, e será o foco. Além de levar uma alternativa de atividade artística visual para a população”, explica Anderson.

“Água doce, doce água” é uma compilação da série de fotos criadas pelo fotógrafo no ano de 2008, intitulada “Série Pingos”, que foi finalista do concurso fotográfico FESTIMAGE – Festival Internacional de Imagens realizado em Chaves – Portugal, a série também teve destaque no programa “Olhar Autoral” da TV Senado.

A Exposição está entre as ações do Evento Cultural em Homenagem ao Dia da Água e da Poesia, de São Manoel do Paraná (a 40 km de Cianorte – PR), que tem como local o Salão Paroquial do município. De acordo com a programação, as celebrações terão iníciocom aSanta Missa, seguida da benção da água eapresentações culturais dos alunos do município. O Evento Cultural é uma realização da Divisão de Cultura e Secretaria do meio ambiente e é apoiado pela Prefeitura e Câmara de vereadores de São Manoel do Paraná.

O Idealizador do projeto conta que ações como a de São Manoel ajudam na conscientização dos munícipes, que ainda não acreditam no potencial turístico do lugar onde vivem.  “A exposição não tem objetivo de trazer turistas, mas sim colaborar com o lazer e indiretamente atuar na mudança da mentalidade local.Quanto mais eles acreditarem no potencial do lugar onde vivem, mais esse lugar irá se desenvolver e abrir espaço para novas oportunidades”. Sobre as ações que ocorrem na região Corredores das Água, Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR) declara que a instituição valoriza a criatividade, bem como a iniciativa de promover a conscientização da população. “Pensar em Água e não lembrar de São Manoel é quase impossível. E é a partir dessa identidade que é preciso criar um norte. Um norte para que o maior número de pessoas conheça essa região que é tão vasta em fauna e flora. Temos certeza que a Exposição marcará as homenagens ao Dia da Água e da Poesia”.

Cianortense, Anderson se dedica principalmente à fotografia de natureza, macrofotografia e aerofotografia. Por meio de técnicas alternativas e originais, tem conseguido se destacar em vários núcleos. É graduado em Design pela Universidade Estadual de Maringá(UEM). Especialista em Fotografia, Práxis e Discurso Fotográfico pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Exposição é uma realização da RETUR e conta com o apoio da Bioacess, UEM – Campus regional de Cianorte e Trevo Comunicação e Negócios. Nos próximos meses, a Exposição Fotográfica será realizada em outras cidades. Mais informações em breve.