Fórum Paranaense de turismo religioso será realizado em Curitiba em outubro

Publicidade

2018, ano dedicado ao Turismo Religioso no Paraná, será também o momento mais oportuno para a realização do FÓRUM PARANAENSE DE TURISMO RELIGIOSO nos dias 18 e 19 de outubro no auditório do Sebrae PR, em Curitiba, em ação idealizada pela Comissão Estadual de Turismo Religioso, organizada pela Paraná Turismo, Fecomércio, ASSINTEC e Pastoral de Turismo da CNBB, em parceria com SEBRAE-PR, ABAV Paraná e Curitiba Convention e Visitors Bureau.

O Público-alvo do evento é formado por representantes públicos dos municípios integrantes do Mapa do Turismo Brasileiro, membros do CEPATUR, autoridades religiosas, IGR’s, instituições de ensino superior, entidades envolvidas com o Turismo Religioso, iniciativa privada ligada ao segmento e empresas prestadoras de serviços para o Turismo Religioso. A meta é mobilizar 200 pessoas.

O Fórum

Além de palestras, painéis e mesas redondas, o Fórum terá em sua programação, atividades experienciais, com ações de networking, city-tour em Curitiba e viagens pós-evento – por adesão, para destinos religiosos como a Rota do Rosário que reúne diferentes municípios e atrativos entre os Campos Gerais e o Norte Pioneiro, por adesão, oferecidas por agências de turismo nos dias 20 e 21 de outubro.

Comissão organizadora

Face a importância do Turismo Religioso no Brasil e no Paraná, a Paraná Turismo constituiu, pela Portaria 002/2018, a Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso, formada por representantes da Associação Inter Religiosa de Educação (ASSINTEC), que representa as matrizes religiosas indígena, ocidental, africana e oriental; CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) Regional Sul 2 e da Pastoral do Turismo, que representam a Igreja Católica; Empreendedores e Gestores Estaduais no Turismo Religioso (público e privado); Organizações de Apoio ao Turismo Religioso no Paraná: o Sistema FECOMÉRCIO e a Paraná Turismo.

Crescimento do setor

Tal Comissão é a responsável pela organização do Fórum Estadual do Turismo Religioso, que evidencia e concretiza o trabalho pelo crescimento do segmento. Atualmente o Paraná possui 25% de seus atrativos no segmento do Turismo Religioso, fato que impulsiona as discussões sobre a temática, que ainda enfrenta muitos desafios, como a informalidade observada em alguns dos serviços prestados, informou Pedro Kempe, presidente da Comissão do Ano Estadual do Turismo Religioso.

Além do Fórum estão sendo realizadas outras atividades durante o Ano, como cursos e palestras para capacitação e qualificação dos envolvidos no segmento, mapeamento da oferta turística, estudos de sinalização turística e participação em eventos promocionais de turismo.

Ações e divulgação

Contribuir para qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio histórico-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local, regional e estadual estão entre os objetivos do fórum . Segundo Jacó Gimennes, Presidente da Paraná Turismo, “o evento tem o intuito de congregar os municípios e demais atores deste segmento, além de divulgar ações, potenciais e produtos, constituindo-se num importante instrumento para troca de experiências e conhecimentos”.

Inscrições e informações

Os interessados em participar do evento e para conhecimento da programação oficial do Fórum Paranaense de Turismo Religioso devem procurar a organização para formalizar as inscrições, através do e-mail forumturismoreligioso@fecomerciopr.com.br