Fran Boni assume presidência do COMAFEN em 2019

Publicidade

O Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – COMAFEN – foi criado em 1998, poucos meses após a criação da APA Federal das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná em novembro de 1997.

A entidade surgiu a partir do sentimento de alguns dos municípios, pertencentes à APA Federal, de que a unidade de conservação necessitava de cuidados especiais, além de uma visão diferenciada por parte das entidades públicas. Assim, os seis municípios localizados entre as desembocaduras do Rio Paranapanema e Rio Ivaí se uniram e criaram o COMAFEN.

Gestão 2019

Na manhã desta quarta-feira (12), Fran Boni, prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo, foi eleito presidente da entidade para gestão de 2019. O cargo foi conquistado por meio de votação unânime dos prefeitos que compõem o Consórcio. “O COMAFEN é voltado para a proteção do meio ambiente, fator importante para qualquer município. Vamos buscar torná-lo uma microrregião administrativa de Loanda, dentre outras propostas que vamos trabalhar pelos próximos anos”, afirma.

Sobre as outras propostas, em especial na área do turismo, Boni explica que se o meio ambiente estiver bem cuidado, bem preservado, em especial a região na qual atuam, haverá o fortalecimento do turismo e, consequentemente, o desenvolvimento dos municípios. “Quero trabalhar mostrando, a todos os municípios que integram o COMAFEN, a importância da RETUR e da Paraná Turismo, além da necessidade de se investir no turismo. Nós temos cidades, como Porto Rico e Marilena, que tem mudado todo setor econômico com a vinda de turistas. Então, temos que fortalecer isso com os municípios, mostrar que cada um tem o seu potencial e que dá para realizar uma ampla parceria com as entidades para mostrar a importância do retorno, em especial ao comércio do próprio município. Podem ter certeza que a RETUR e a Paraná Turismo vão caminhar lado a lado do COMAFEN nos próximos anos, pois não tem como caminharmos separados para que todos municípios possam colher os frutos”.

Conselho

O prefeito de Santa Cruz de Monte Castelo entrará no lugar de Daniel Domingos Pereira, prefeito de Diamante do Norte. O conselho, formado por 12 municípios, é representado, também, por Otávio Henrique Grendene Bono, prefeito de Nova Londrina, Rozinei Aparecida Raggiotto de Oliveira, prefeita de Querência do Norte, José Aparecido da Silva, prefeito de Marilena, Evandro Marcelo da Silva, prefeito de Itaúna do Sul, João Nicolau dos Santos, prefeito de Loanda, José Antônio Bonvechio, prefeito de Planaltina do Paraná, Sérgio José Ferreira, prefeito de Sana Mônica, Evaristo Volpato Ghizoni Volpato, prefeito de Porto Rico, Freonizio Valente, prefeito de Santa Isabel do Ivaí e Neila Fernades, prefeita de São Pedro do Paraná.

Boni assumirá a função de presidente no dia 01/01/2019 e atuará pelos próximos dois anos.