Investimentos no turismo em Verê destacam o município no cenário regional

Publicidade

A Administração Municipal de Verê por meio do Departamento de Turismo, desde o ano passado, retomou ações para destacar e fomentar o setor do turismo no Município, como uma fonte econômica geradora de empregos e renda.

Uma das primeiras iniciativas foi reunir a documentação necessária e encaminhar para a Paraná Turismo, para que o Município voltasse a ser incluído no Mapa das Regiões Turísticas do Ministério do Turismo. O que ocorreu no final do ano de 2017.

A frente do Departamento, Rosangela Rebonato tem focado o trabalho na organização de um roteiro turístico para aproveitar os milhares de visitantes que se hospedam no Águas do Verê Termas. “A pedido do Prefeito Ademilso e do vice Luiz tenho trabalhado diariamente para que tenhamos movimento em todos atrativos de Verê, além de buscar estratégias para divulgar e comercializar produtos associados ao turismo, como o artesanato, queijos, vinhos e outros produtos coloniais”, avaliou Rosângela Rebonato, Diretora de Turismo e Cultura de Verê.

Uma das estratégias foi à realização de eventos turísticos no Município: a Caminhada Internacional na Natureza e o Circuito Vale do Iguaçu de MTB. A caminhada realizada com auxílio da EMATER foi um grande sucesso e reuniu centenas de pessoas de diversas cidades da região. “Muitos que vieram para a caminhada não conheciam Verê e muitos daqui que participaram, confessaram que não conheciam alguns pontos por onde passou o roteiro. Foi realmente um grande sucesso”, comentou Rosangela.

O Circuito Vale do Iguaçu de Mountain Bike realizado em conjunto com a ACICLODV (Associação de Ciclismo de Dois Vizinhos), teve um trajeto que passou por várias comunidades do interior do Município. Atraiu centenas de atletas e muitos profissionais, inclusive um ciclista da Seleção Brasileira, que foi o grande vencedor da principal categoria. “O Ciclismo é um esporte e uma atividade física que cresce a cada dia. A etapa de Verê surpreendeu a todos pelo cenário, organização e atrativos. Queremos realizar todo ano uma das etapas do Circuito Vale do Iguaçu de MTB aqui em Verê. Para este ano, acertamos com a Federação Parananese de Ciclismo e junto com a etapa regional faremos a etapa Final do Paranaense de MTB”, afirmou Rafael Pacci, membro da organização do Circuito.

DIVULGAÇÃO
“A divulgação dos eventos é também uma divulgação do Turismo de Verê. Mas além disso, neste ano fizemos um material gráfico em formato de folder contemplando alguns atrativos e produtos coloniais, para que a região e o Paraná inteiro conheça Verê e passe a estar na lista de desejos dos lugares a visitar com a família ou mesmo grupos de amigos. O movimento no Turismo gera empregos e movimenta a economia de uma cadeia de empreendimentos, indiretamente, como mercado, serviços, padaria, confecção, combustíveis e outros”, afirmou o Prefeito Municipal, Ademilso Rosin.

O material impresso atualizado estreou junto com o estande de Verê na Expobel. O local, cedido pelo EMATER no Pavilhão da Agroindústria, foi decorado com apoio de empresas do Município ligadas ao Trade. Durante os dez dias de feira estão sendo distribuídos os materiais de divulgação e a degustação de alguns produtos coloniais que são produzidos em Verê.

REPRESENTATIVIDADE
De acordo com o que foi definido pelo CEPATUR (Conselho Paranaense de Turismo) uma das responsabilidades das Gestões Municipais é participar da IGR (Instância de Governança) e atender as metas da Paraná Turismo. Também nestas ações, a Prefeitura de Verê tem cumprido com suas obrigações, participando das reuniões da Região Vales do Iguaçu, que representa a IGR do Sudoeste.

Nesta semana a Diretora de Turismo de Verê participa também do Encontro Estadual dos Gestores do Turismo, que será realizado em Curitiba e é promovido pela Paraná Turismo. “Estamos sempre atentos aos assuntos e ações para fortalecer o turismo de Verê. Esse encontro será para que possamos nos adequar nas legislações e aproveitar as oportunidades de investimentos”, comentou Rosangela.

AVALIAÇÃO
Numa avaliação dos trabalhos nestes últimos meses, Murici Chiodelli, Gerente do Águas do Verê Termas, que é um dos principais atrativos turísticos do Sudoeste, destacou o choque de gestão. “Desde o ano passado o que vemos na área do Turismo em Verê, por parte da Administração Municipal, tem sido muito diferente dos últimos anos. Profissionais envolvidos que nos dão apoio e suporte na divulgação e na participação de eventos, que destaca o Município a nível regional e de estado. A exemplo da Gestão do Prefeito Loivo que também tinha investimentos no Turismo, posso afirmar que está sendo excelente gestão para o nosso trade. Se continuar assim, com esse espírito de empreender e divulgar, vai fortalecer a todos e crescer cada vez mais”, ressaltou Murici.