Jardim Olinda consegue recursos para construção de Parque Ecológico

Publicidade

O Projeto de implantação do Jardim EcoParque é uma iniciativa da Prefeitura de Jardim Olinda, que visa fomentar o desenvolvimento da cadeia turística do município e, ainda, proporcionar um espaço de lazer à população jardinolindense a partir da exploração das potencialidades ecoturísticas.

A concepção foi pautada no conceito de ecoturismo, ou turismo ecológico, que, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é o segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

Viabilizado pela parceria entre os departamentos de Agricultura e Meio Ambiente e da Cultura, Esporte e Turismo do município com o Instituto das Águas do Paraná e SEDEST, os recursos serão advindos do Programa Parques Urbanos. O município contou com a assessoria da empresa Terra Brasilis no projeto.

Jardim Olinda é o menor município do Estado do Paraná e está localizado a pouco mais de 300 metros da margem do Rio Paranapanema. Ele está entre os primeiros do estado a receber esse recurso, são setecentos e cinquenta e um mil reais (R$ 751.000,00) em investimento para a realização da obra.

Como será?

A entrada principal estará localizada na extensão da Av. Siqueira campos, que dá acesso às margens do rio Paranapanema. O parque será todo focado no bem-estar dos moradores e turistas e terá uma grande área de descanso, passeio, recreação, espaço para comércio, iluminação, portal temático e contato com a natureza.

Idealizado pela Prefeita Lucimar, proporcionará a comunidade oportunidades de empregos e divulgação da cultura local, tendo em vista o comprometimento e colaboração com as práticas ecológicas e sustentáveis de preservação do patrimônio, que são medidas essenciais para o lugar e os habitantes.