Às margens do Rio Iapó e do Cânion Guartelá, o 6º maior do mundo, o Itaytyba Ecoturismo é um complexo de turismo rural, que se destaca por oferecer lazer, atividades culturais e rica gastronomia.

Itáytyba Ecoturismo (topônimo tupi-guarani que significa “abundância de pedras e água”) foi idealizada após a constituição de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) de 1.090 hectares na Fazenda Santa Lídia do Cercadinho, situada à margem direita do Rio Iapó e do Canyon Guartelá,  A fazenda desenvolve também um plano de integração agro-pecuário-florestal, que se caracteriza pela associação da pecuária de corte, agricultura ecológica e reflorestamento.

A Aldeia dos Pioneiros da Fazenda Ponte Alta, projeto turístico voltado à hospedagem, gastronomia, turismo rural e ecoturismo, está localizada na Rodovia Transbrasiliana (BR153) a 986 m acima do nível do mar, de onde se avista a pujança dos campos gerais, suas lavouras e matas preservadas, o Vale do Rio Fortaleza e a cidade de Tibagi.

As atividades de lazer, em agradável convívio com a família ou com os amigos, se estendem aos Caminhos de Arenitos e Cachoeiras de Itáytyba, percorrendo trilhas ecológicas e estradas rurais até chegar ao Mirante do Canyon Guartelá, onde o cenário agreste é enriquecido pela mata ciliar preservada que acompanha as águas do Rio Iapó, tendo ao fundo dos paredões abruptos de um Canyon de rara beleza.

O Centro Gastronômico e de Lazer Mamma Reggina é equipado com piscina coberta e aquecida, sauna úmida, salas de jogos, sala de TV, sala de ginástica, sala de leitura, brinquedoteca, redário, solário e o Bar-Ristorante Nonno Giuseppe.

O Alambique do Isidoro é um ponto de encontro onde os visitantes de Itáytyba Ecoturismo, ao som do cancioneiro da rota, desfrutam de cachaças aromatizadas com frutos, sementes, cascas, raízes e folhas de plantas produzidas localmente.

O Recanto Paleontológico Prof. Olavo Soares reúne um acervo que mostra ao visitante preciosas informações sobre os dinossauros, fósseis, cristais, minerais e rochas, oriundos de diferentes regiões. As réplicas de ossos de dinossauros cedidas em comodato pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas de Peirópolis, Minas Gerais, agregam valor ao selecionado acervo.

Passeios ecológicos com caminhadas em trilhas de diferentes graus de dificuldade, desde muito leves (grau 1) até bastante acidentadas (grau 3), distribuídas em programação pré-definida, que são acompanhadas por condutores experientes e conhecedores da história local.

As atividades de turismo rural são envolventes e divertidas. Uma verdadeira experiência de vida no campo, incluindo desde cavalgadas campeiras e tropeadas acompanhadas dos condutores da fazenda, até demonstrações técnicas de laçar o boi. Pela manhã pode-se degustar o leite fresquinho ordenhado na hora, ou tomar o café da manhã no estilo dos tropeiros.

Nos Caminhos Arenitos e Cachoeiras de Itáytyba, o visitante percorre áreas de campos nativos e afloramentos rochosos, seguindo por trilhas seguras dentre matas preservadas, com vistas privilegiadas a lajeados, canyons e cachoeiras, algumas das quais passíveis de um banho restaurador em sua base. Os visitantes ainda poderão relaxar nas águas gélidas dos lajeados ou saciar a sede de uma longa caminhada em uma fonte de água natural que brota continuamente da pedra, em espetáculo de rara beleza e grande valor existencial.

Cânion Guartelá – Parque Estadual do Guartelá

Considerado o 6.º maior canyon do mundo em extensão. Formado por um ecossistema extremamente rico e inúmeras atrações naturais. São várias quedas d’água, corredeiras, formações areníticas, vales profundos e inscrições rupestres, que podem ser conhecidas através de várias trilhas em meio à flora e fauna muito diversificada.  Foi cenário das viagens dos destemidos tropeiros que percorriam os Campos Gerais, conduzindo o gado para comercialização na Feira de Sorocaba.

Conforme a lenda, o nome “Guartelá” surgiu da expressão “Guarda-te-lá que cá bem fico”, utilizada por um morador da região ao prevenir seu “compadre” de um ataque indígena.

 

 

Galeria de fotos