Museu da Bacia do Paraná

Maringá

Exemplo de conservação da arquitetura em madeira, o Museu da Bacia do Paraná, em Maringá, é parte integrante da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A importância dessa casa se dá porque ela foi a primeira construída na cidade, em 1946, para ser a residência do administrador da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Essa companhia foi a grande responsável pelo desenvolvimento do norte do estado. Cedida à UEM, a casinha foi desmontada e reconstruída no local que ocupa hoje. Desde 1984, abriga o museu que conta com fotografias, publicações diversas, fragmentos vegetais e animais, aparelhos e equipamentos topográficos, documentos e utensílios indígenas, entre outros objetos. Todo o acervo faz referência à história dos territórios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Paraná.

O Museu da Bacia do Paraná (MBP) surgiu com o propósito de incentivar e coordenar o desenvolvimento de pesquisas na região da bacia hidrográfica do Rio Paraná e servir como centro de aglutinação dos fatos relativos à memória de Maringá e região. O acervo inicial foi formado por uma coleção entomológica, que foi incrementada com doações da população e de outros órgãos. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), responsável pela colonização da cidade de Maringá, contribuiu para a formação de seu acervo histórico, composto de painéis fotográficos, documentos, equipamentos de escritório, álbuns fotográficos, aparelhos topográficos, fragmentos de troncos vegetais, entre outros. A CMNP também doou a primeira casa de madeira construída em Maringá, que foi desmontada, removida e remontada no Câmpus Sede, exatamente como era, e hoje é a sede do MBP.

Ao longo de sua trajetória, o MBP vem apoiando o ensino formal por meio de exposições e mostras temáticas e artísticas. Desenvolveu diversos projetos enfocando a história de vários povos, a imigração, o golpe militar, e aspectos da vida cotidiana, como o consumo musical, a indumentária e os equipamentos eletrônicos portáteis ou domésticos, entre outros.

Atualmente, considerando que o papel dos museus ultrapassa a função de buscar, conservar, estudar e expor objetos de interesse duradouro ou de valor artístico e histórico, o MBP procura se adaptar ao crescimento e a complexidade das atividades de ensino, extensão e pesquisa da própria UEM, visando aprofundar a integração entre a instituição e a comunidade por meio de ações científicas, culturais e educativas.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, 8h às 11h15 e das 13h às 16h40

Endereço: Av. Colombo, 5790 – Bloco Q02 – Zona 7, Maringá – PR

Entrada: Gratuita

GALERIA DE FOTOS

CONTATO


Telefone(s):

  • (44) 3011-4554