Reserva do Caraguatatiba

Localizada nas terras de propriedade da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – Caraguatatiba da Divisa, possui área de 222,30 hectares. É uma Unidade de Conservação R.P.P.N situada na altura do Trópico de Capricórnio, apresenta características tanto de mata tropical como de subtropical, onde são encontrados exemplares de madeiras de lei como guaritas, marfins, perobas entre outras, além de exemplares de erva-mate, bromélias terrestres, taboas e muitas plantas medicinais.

A mata é habitada por macacos, cutias, cachorros-do-mato, capivaras, queixadas, ouriços, gatos-do-mato, tatus, antas, onças pardas e outros animais que podem ser vistos frequentemente. Tem ainda grande variedade de aves, tais como jacutingas, gaviões, pica-paus, guachos, gralhas, urubus da cabeça vermelha entre outras espécies. A Reserva possui trilhas de fácil e médio percurso, que chegam até a “Lagoa Preta”, nome dado devido à quantidade de folhas que cobrem o fundo. Sua cor permeia entre o verde e o azul enchendo os olhos dos visitantes.

As visitas devem ser agendadas e acompanhadas por um guia com vasto conhecimento do local. São oferecidos passeios, com o Trenzinho Caraguatá, do Centro Ambiental Vera Cruz, até a entrada da Trilha que dá acesso a lagoa preta.

O Centro Ambiental Vera Cruz está equipado com uma sala grande para reuniões, cozinha, geladeira, fogão, armários e banheiros. Tem a opção de pernoite no alojamento, devendo ser trazido roupa de cama e banho.

Galeria de fotos