MTur oferece cursos de inglês e espanhol para qualificação de guias de turismo

Publicidade

Os guias de turismo do Brasil têm mais uma oportunidade de qualificação profissional, oferecida gratuitamente pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). O curso de qualificação nos idiomas de língua inglesa e espanhola, que começa nesta quarta-feira (11.11), foi pensado para atender a demanda crescente no mercado brasileiro de turistas estrangeiros. A capacitação dos profissionais do setor é um dos eixos de atuação da Retomada do Turismo, lançado pelo Ministério do Turismo na última terça-feira (10.11).

Os cursos, que foram estruturados no formato EAD (Ensino à Distância) e semipresencial, têm carga horária de 200 horas e contaram com a participação da Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), no levantamento de demandas para a oferta das vagas.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a qualificação profissional tem papel fundamental na retomada do turismo e, também, no aumento de produtividade e competitividade da economia nos destinos. “Os cursos oferecidos pelo MTur preparam os profissionais do setor para o atendimento aos turistas internacionais e contribuem para a melhoria dos serviços prestados”, disse. “É uma conquista importante para avançarmos com as políticas públicas de qualificação profissional aos atores que trabalham na linha de frente do turismo”, concluiu.

Retomada

Além dessa capacitação, o Ministério do Turismo está oferecendo os cursos de: “Atendimento ao Turista – Brasil Braços Abertos – BBA”; “Gestor de Turismo”; “Idiomas Inglês e Espanhol para Condutores” e, muito em breve, disponibilizará cursos de “Especialização em Atrativos Naturais e Culturais para Guias de Turismo Regionais” nas cinco  macrorregiões do País e, ainda, oferta de cursos gratuitos por meio do” Edital de Chamada Pública a Instituições de Ensino, Públicas e Privadas/Entidades do Sistema S.