Alto Paraíso

Publicidade

O município de Alto Paraíso integra o Parque Nacional da Ilha Grande, sendo um grande atrativo pela exuberância da flora e fauna, na proposta de ecoturismo, de esportes náuticos e safáris fotográficos com contemplação da natureza.

O território do atual município de Alto Paraíso era povoado pelos índios Xetás e os Guaranis, em meados do século XVI. Nesta época o território, hoje paranaense, pertencia de fato e de direito à Espanha, que mantinha em Assunção, no Paraguai, um governo provincial dirigido por nobres espanhóis.

O começo do efetivo povoamento desta região deu-se em meados da década de 40, sofrendo influência da frente de colonização que se formou a partir de Umuarama – por volta de 1960 -, quando a Companhia Brasileira de Imigração e Colonização (COBRINCO) promoveu a colonização da denominada Gleba Vila Alta.

Foi elevado à categoria de Distrito Administrativo em 02 de setembro de 1977, pela Lei Estadual n.º 6.916, com território pertencente ao município de Umuarama. Pela Lei Estadual n.º 9.242, de 09 de maio de 1990, sancionada pelo governador Álvaro Fernandes Dias, foi criado o município de Vila Alta, com território desmembrado do município de Umuarama. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de janeiro de 1993.

Dicas

Parque Nacional do Ilha Grande

O Arquipélago de Ilha Grande é constituído por ilhas e ilhotas fluviais, estende-se desde o Município de Guaíra até a foz do Rio Amambaí, no Mato Grosso do Sul, e o Rio Ivaí, no Paraná e encontra-se no último trecho livre de represamento do Rio Paraná, em território brasileiro. É um labirinto de canais, ilhas e lagoas, formado pelo Rio Paraná em uma área de 78.875 hectares.

Em seu território estão os municípios de: Guaíra, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Alto Paraíso e Icaraíma, no Paraná – Mundo Novo, Eldorado, Naviraí e Itaqueraí, no Mato Grosso do Sul.

A vegetação da planície conta com mais de 450 espécies identificadas, essa vegetação abriga espécies raras. O ecossistema também abriga animais silvestres ameaçados de extinção. A diversidade de fauna e flora costuma ser comparada ao Pantanal Matogrossense.

O acesso ao Parque Nacional de Ilha Grande é pelo distrito-balneário de Porto Figueira, a 16 km da sede de Alto Paraíso (que já foi um porto de areia e passagem para o estado do Mato Grosso do Sul), através da balsa e da Estrada da Ilha Grande

Mata do Bugio, com uma trilha linear de 1.700mts, antiga estrada Porto Camargo ao Porto Figueira, com uma diversidade muito grande de fauna e flora.

O Poço do Jaú, localizado a 300mts do Porto Figueira em direção ao Porto Camargo, é muito utilizado pelos turistas e por pescadores profissionais pela sua profundidade – cerca de 18mts -, e pelas espécies de peixes mais encontradas, sendo: pintado, armal e barbado. É ideal para pesca noturna, com acesso por barcos de pesca, de turistas e aluguel.

O Canal Izumi inicia-se no Porto Figueira com extensão de 40km, terminando na divisa do município de Alto Paraíso / São Jorge do Patrocínio, na foz do rio Paracaí. Durante o trajeto é possível contemplar as belezas naturais da Ilha Grande, com sua abundante fauna e flora e vários canais de pesca.

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município09 de maio
  • Padroeira Nossa Senhora de Fátima13 de maio

Eventos

  • Festa Peão Boiadeiro Vila Rural Ilha Grande
  • Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima
  • Torneio de Prova de Laço
  • XXV Festa da Piapara