Altônia

Publicidade

Altônia é uma ótima opção para quem gosta do turismo ecológico, com passeios mais tranquilos e esportes radicais e tem o privilégio de estar na área do Parque Nacional da Ilha Grande, considerado Patrimônio Universal da Humanidade pela Unesco. Um labirinto de canais, ilhas e lagoas. Encontra-se no último trecho livre de represamento do Rio Paraná, em território brasileiro.

A partir de 1953, após adquirir extensa área de terras para fins de colonização, a Companhia Byington Ltda rasgou a extensa e impenetrável floresta que cobria todo o noroeste paranaense. O povo mineiro e nordestino foram os primeiros a chegarem ao incipiente povoado comandado por Alberto Byington Júnior, sócio da empresa colonizadora.

A determinação dos pioneiros e qualidade do solo foi fator preponderante para o sucesso da empreitada, que previa a venda de lotes rurais de até 10 alqueires de terras a cada família. Foi uma reforma agrária com paz social e econômica.

O povoado de Altônia pertenceu inicialmente ao município de Peabiru e, em 1954, passou a pertencer a Cruzeiro do Oeste. Em julho de 1960 passou a jurisdição do município de Xambrê, sendo elevado a categoria de Distrito Administrativo e Judiciário deste município de 1964. Criado através da Lei Estadual n° 5.394 de 14 de setembro de 1966, e instalado em 12 de dezembro de 1968, foi desmembrado de Xambrê. Tem dois Distritos: São João e Jardim Paredão.

Curiosidade

O nome é uma homenagem a Alberto Byington Junior (AL – Alberto; TO- Byington e NIA – de Companhia). A Bandeira também é uma homenagem ao país de origem de Alberto que é os Estado Unidos da América.

Os principais acessos ao município são  pelas rodovias BR-376 e BR-487. O aeroporto mais próximo é o de Toledo, a 120 km. Até Curitiba são 635 km

 

Dicas

Espaço de eventos 7 Minas – Turismo Rural
Aluguel o espaço para eventos e casamentos. Estrada mestre para Perola km 7 em frente a estrada Aparecida. Ideal passar um dia muito agradável com sua família e saborear a Costela ao Fogo de Chão em almoços especiais.
Fone:998536895

Parque Nacional de Ilha Grande / Rio Paraná

A região é o último trecho livre de represamento do Rio Paraná e apresenta um cenário dominado por lagos, lagoas e cerca de 300 ilhas e ilhotas, entre as quais Pacú, Peruzzi, Gaivotas, Tucano, Pavão, Capivara, São Francisco, Saraiva, Volta Redonda, Isabel, Ilha Joel, Major Valença e a própria Ilha Grande. A lagoa mais importante é a Saraiva.
O relevo é plano e a vegetação, rasteira, havendo a presença de figueiras, ingás e paus-d`alho. A fauna diversificada apresenta aves, como o colhereiro, o mutume e o jaburu; mamíferos como a onça-pintada, o tamanduá-bandeira e a anta, e répteis como o ameaçado jacaré-do-papo-amarelo. Além disso, suas águas estão repletas de peixes, como o jaú, dourado e pacu. A maior atração é o próprio cenário, de beleza incrível, formado por lagoas, várzes e ilhas. Nessas ilhas é possível observar uma rica biodiversidade.

Lagoa Xambrê

https://globoplay.globo.com/v/8205100/?fbclid=IwAR2EmuZL4pKWBCLzui75h_1Oxyf9xssPpUkhDGt2D1HdOVmsCEfvJjExaSE

Ás margens do rio Paraná, a maior lagoa marginal do Paraná fica em Altônia e faz parte do Parque Nacional da Ilha Grande. Extenso, o local é formado por pântanos entre as águas, o que o torna parecido com o Pantanal do Mato Grosso.

Trilhas de bicicleta e caminhadas estão entre as atividades mais praticadas no entorno.

Rota das Paineiras

Sítio Farias – Acolhida com Café (44) 3659.1498 / (44)99993.5287

 

O que fazer em Altônia

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • • Dia do Santo Padroeiro São Sebastião20 de janeiro
  • Aniversário do Município12 de dezembro