Cidade Gaúcha

Publicidade

Cidade Gaúcha margeia o rio Ivaí e com isso o lazer se faz pela pesca e lazer náutico, além do Bosque do Leão na sede que proporciona contato com a natureza.

Apesar do nome, Cidade Gaúcha não foi colonizada apenas por migrantes do Rio Grande do Sul. Junto com eles, famílias vindas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras cidades do Paraná, chegavam semanalmente à região noroeste do Estado em busca da terra roxa para produzir café.

A denominação, no entanto, visava atrair especialmente colonizadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Funcionou! E hoje, o município de 12,5 mil habitantes carrega fortes traços da cultura gaúcha, tanto na gastronomia quanto nos costumes.

É um município com comércio e serviços fortes devido a Universidade de Maringá ter um Campus na cidade.

Assim como a maioria das cidades do noroeste do Paraná, surgiu do movimento colonizador em busca de terras para o plantio do café. A partir do início do século XX, a ampliação da área cafeeira proporcionou a criação de muitas cidades, numa onda que se deslocava de leste para oeste, desbravando todo o norte do estado.

A colonização se deu na segunda metade do ciclo econômico do café. As melhores terras do Norte Velho e Norte Novo, a “terra roxa”, já estava ocupada pelos latifundiários. O Norte Novíssimo tinha as terras mais baratas, o que permitiu que ali se instalassem grandes números de pequenos e médios proprietários. Chegavam semanalmente de 10 a 15 famílias, vindas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e de outras cidades do Paraná.

A Lei Municipal n.º 12, de 25 de abril de 1955, criou o Distrito Administrativo de Cidade Gaúcha no município de Rondon. O município foi criado no dia 25 de julho de 1960, pela Lei n.º.245. O território foi desmembrado dos municípios de Rondon e Cruzeiro do Oeste e a instalação ocorreu em 15 de novembro de 1961.

COMO CHEGAR

As principais vias de acesso a Cidade Gaúcha são as rodovias PR-082 e PR-482. A rodoviária do município recebe linhas de ônibus comerciais. Já o aeroporto mais próximo é o de Maringá, a 135 km. A distância até Curitiba é de 560 km.

Dicas

Bosque do Leão
Lugar arborizado, o Bosque do Leão é um ambiente agradável e ideal para passeios, caminhadas e atividades físicas. Venha se divertir ou se exercitar em meio à natureza!

Cachoeira do Miquelin
A quatro km da cidade, a Cachoeira do Miquelin é uma boa pedida no verão. Dá para tomar banhos refrescantes, se divertir e ainda aproveitar o clima agradável de natureza.

Igreja Matriz
Ponto turístico do município, a Igreja Paróquia Santa Maria Goretti e São Jose Operário chama a atenção pelas dimensões e pela beleza. O clima de aconchego e conforto espiritual é um atrativo a mais.

Casa da Cultura Angélica Tormena
Guardiã da identidade do povo local, a Casa da Cultura Angélica Tormena apresenta aos visitantes aspectos históricos da cidade. O espaço conta com acervo museológico, além do Sítio Arqueológico José Vieira.

Biblioteca Cidadã Flávia Carrard Schwerz
Pública, a Biblioteca Cidadã Flávia Carrard Schwerz é um lugar de conhecimento acessível para todos. Além do acervo literário, o local conta ainda com ferramentas de inclusão digital.

Onde se hospedar em Cidade Gaúcha

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeiro São José Operário 1 de maio
  • Aniversário do Município 25 de julho
  • Emancipação Política15 de novembro

Eventos

  • Festa da Leitoa Desossada junho
  • 57 horas de Oração julho
  • Arraiá da Família Furlan julho
  • Circuito Vou de Bike julho
  • Street Skate Day julho
  • Cavalgada da Comitiva São Jorge agosto
  • FECICO - Feira de Ciências e Conhecimento setembro
  • FELART - Festival Lítero Artístico setembro
  • Rodeio Show setembro
  • Caminhada ao Morro com Maria outubro
  • Oktoberfestoutubro
  • Rally Fluvial do Rio Ivaí novembro