Colorado

Publicidade

A cidade de Colorado ficou conhecida por realizar anualmente um dos maiores rodeios do Brasil, que acontece desde 1973. O evento é realizado pela Associação dos Agropecuaristas de Colorado, se tornando assim a capital do Rodeio no Paraná.

Margeia o rio Pirapó e  o nome “Colorado” vem da coloração da terra avermelhada – “Vermelho Colorado”.

Colorado é um município planejado, em crescimento constante com belas construções, avenidas e ruas largas com canteiros de flores que embelezam a cidade e encantam visitantes.

A igreja Matriz de Colorado merece destaque pela sua arquitetura, compondo a praça central da cidade, que recebe o nome de praça Dom Bosco.

A Usina Alto Alegre, fundada em 1978, que produz açúcar com um alto padrão de qualidade e álcool também dá destaque ao município.

Acompanhando a orquestração executada por grandes empresas colonizadoras do norte do Estado, em 1948, a Companhia Colonizadora Imobiliária Agrícola de Catanduvas foi a responsável elo sucesso empresarial do que foi denominado Patrimônio de Colorado. Ao mesmo tempo em que se projetava o plano urbanístico da cidade executava-se o plano de vendas na área rural, concluindo assim o plano de colonização de vasta área de terras incrustada na Bacia do Pirapó.

Pela Lei Estadual nº 253, de 26 de novembro de1954, sancionada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto, foi criado o município de Colorado, com território desmembrado de Jaguapitã, cuja instalação deu-se no dia 10 de dezembro de 1955, data em que assumiu o primeiro prefeito municipal eleito, Jerônimo Ribeiro.

A cidade é planejada possuindo avenidas e ruas largas com canteiros de flores que embelezam a cidade e preserva a sua arborização. Ela se mantém em crescimento constante com belas construções o que encanta os visitantes que aqui chegam; e os que se foram retornam todos os anos para um encontro dos amigos dos anos 50, 60, 70 no mês de junho.

Prato Típico

O Boi na Moita é o prato típico da cidade, seu nome está ligado ao fato de a cidade ser a Capital do Rodeio do Paraná. O Prato Típico existe desde 1999 e é formado pela paleta bovina recheada com legumes e bacon, envolvida em papel celofane e assada na churrasqueira.

O prato é acompanhado com arroz branco, feijão tropeiro, salada de repolho e abacaxi assado com canela e açúcar. Este prato faz parte da abertura da Festa do Peão. Uma das tradições dessa receita e ser organizada pelos companheiros do Rotary Clube de colorado experts no assunto.

Quando surgiu a ideia de criar um prato típico de colorado foram reunidas várias entidades da comunidade, para que se montasse o prato típico. Ficou ao encargo do Rotary Clube a paleta recheada, o prato foi um grande sucesso e Rotary clube já levou essa deliciosa iguaria para várias cidades da região. Tendo servido mais de 20000 pessoas.

Em geral, a gastronomia contemporânea do município é a base de carne de porco, frango caipira, carne bovina, ovos, batata frita e linguiça. Receita típica do interior.

 

Dicas

Parque de Rodeio Benedito Ignácio Ribeiro

O Parque de Rodeio possui uma estrutura que comporta 20.000 pessoas por noite, sendo 12.000 pessoas sentadas nas arquibancadas, 1.000 cadeiras cativas e 20 camarotes fixos de alvenaria, sendo o primeiro rodeio do Brasil a possuir camarotes fixos.

Há também no Parque área de alimentação, área para parque de diversão, pavilhão para realização de bailes e banheiros para uso feminino e masculino. O estacionamento do Parque possui vagas para mais ou menos 5.000 carros.

A Festa de Peão de Colorado é realizada sempre no mês de março, sendo dois finais de semana de rodeio profissional.

Museu Municipal

O museu reúne objetos doados por pioneiros. Há telefones, máquinas de escrever, móveis, lampiões, roupas, objetos em geral e fotos das construções da época. O local oferece também cursos de pintura e artesanato.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz, localizada na Praça Dom Bosco, foi construída nos moldes do projeto da igreja de Catanduvas. Recentemente passou por reforma que a transformou numa das mais belas igrejas, com vitrais, pintura artística, decoração e pisos de granito.

 

 

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora 24 de maio
  • Emancipação política26 de novembro
  • Aniversário do Município10 de dezembro

Eventos

  • Jogos Copa do Vale do Paranapanema janeiro
  • Festa do Peão de Colorado março
  • Feira do Artesanato maio
  • Festa da Padroeira Nossa Senhora Auxiliadora maio
  • Rodeio Rural (bairro Jupira) agosto
  • Festa da Primavera setembro
  • Festival de Corais outubro
  • Colorado FEST dezembro