Flórida

Publicidade

Embalados pela esteira colonizadora dos anos quarenta, aportaram à região – onde hoje está localizada a cidade de Flórida -, os primeiros povoadores do lugar. Em 1948 chegaram as famílias de Aurelino Félix Ferreira e José Miguel de Souza, no ano seguinte chegou José Bezerra. Juntos, lançaram-se na luta pelo desmatamento e construção dos primeiros ranchos, que mais tarde seriam substituídos por casas de madeira.

Interessante ressaltar parte do depoimento do engenheiro topógrafo Wladimir Babkov, no livro Colonização e desenvolvimento do Norte do Paraná, escrito por ocasião do cinquentenário da Companhia Melhoramentos, “…o batismo das águas encontradas ficava a cargo do Departamento de Topografia, para a escolha dos nomes foi aproveitado como dicionário guarani, a relação de acidentes geográficos de onde vinham os imigrantes, bem como nomes de santos, marcas de cigarros, de quadros (times) de futebol, ou mesmo nomes de namoradas e esposas dos agrimensores”. Nota-se que a denominação dada à cidade de Flórida é fruto do trabalho desenvolvido pelos técnicos da Companhia de Terras, que desbravaram a região, e ao abrirem uma ‘picada na mata’, depararam-se com um ribeirão e o batizaram de Flórida, a partir daí a história é conhecida.

Em 1950 chegaram as famílias de Silvério Dallago, Menegassi, Benossi, Sesnik, Castellani, João Ferreira da Silva, Liberato Bento de Castro, Antonio Ignácio, Igído Jacob, Pedro Soares Moreno, Elísio Barbosa, Abílio Campanha, Floriano Erquis, Eugênio Pascutte, Irineu Bernussi e Anselmo Favaro. Mais tarde, no rastro dos pioneiros vieram outras famílias.

Pela Lei nº 35, do dia 09 de novembro de 1955, foi criado o Distrito Administrativo de Flórida, com território pertencente ao município de Astorga. Com a criação do município de Iguaraçu, desmembrado de Astorga, o distrito de Flórida passou a sua jurisdição. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual nº 4.245, sancionada pelo governador Moysés Lupion, Flórida tornou-se município autônomo, com território desmembrado do município de Iguaraçu.

A instalação oficial deu-se no dia 23 de agosto de 1960, data em que foi empossado o primeiro prefeito municipal nomeado, Sr. José Martins Sobrinho, e no dia 15 de novembro de 1961, tomou posse Lívio Cantarotti, primeiro prefeito municipal eleito.

Etimologia

Flórida Origina-se do adjetivo espanhol “florido”, que vem do latim “floridus”… que tem flores, de florescer. É referência ao Estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos da América, nome dado a esta região por espanhóis quando a descobriram em 2 de abril de 1513. Os castelhanos, liderados pelo conquistador espanhol Juan Ponce de León, a chamaram Flórida não só porque o solo era florido, mas também porque era época da Páscoa – a Páscoa Florida, comemorada pelos espanhóis. (GGS).

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeiro Santo Antônio13 de junho
  • Aniversário do Município25 de julho

Eventos

  • Festa do Padroeiro Santo Antônio junho
  • Cavalgada julho
  • Festeja Flórida julho
  • Festa do Peão de Rodeio outubro