Inajá

Publicidade

O pitoresco município de Inajá está as margens do rio Paranapanema – Lago do Itaquaruçu, tendo em suas águas várias formas de lazer.

Foi formado pela Companhia de Terras Norte do Paraná, hoje Companhia Melhoramentos, que mandou medir e demarcar, em junho de 1952, a área onde surgiu o Patrimônio de Inajá.

Com a chegada da frente migratória, iniciou-se uma fase de progresso e atividades, construindo-se então os fundamentos básicos da povoação, pensão, farmácia, escola e a igreja, que foi dedicada a São Pedro, padroeiro do lugar. Um dos fatores de fixação do homem rural se deu a partir da implantação de um loteamento de chácaras ao redor da cidade.

Este empreendimento dirigido por Oswaldo Rehder Ferreira e Walter Pereira Dias objetivava principalmente a venda de pequenos lotes de terra. Em 13 de julho de 1955, pela Lei Municipal n.º 106, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Nova Esperança.

Consta que os primeiros moradores ao se estabelecerem na região, muitos dos quais vindos da região nordeste do país, encontraram no local uma palmeira conhecida como “Inajá” na sua zona de origem, passando a chamar o lugar que escolheram para morar com esta denominação.

Pela Lei n.º 4.338 de 25 de janeiro de 1961, foi criado o município de Inajá, com território desmembrado de Paranacity. A instalação ocorreu a 15 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito eleito, o sr. Antônio Henrique Phillipi.

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeiro São Pedro Apóstolo 29 de junho
  • Aniversário do Município15 de novembro