Ivaté

Publicidade

Município de pouco mais de 8 mil habitantes, localizado no Noroeste do estado, Ivaté é jovem. Foi instalado em 1993. E apesar da pouca idade, já tem muita história pra contar.

Em 1975, a região experimentou grande êxodo rural, motivado por forte geada, que destruiu os cafezais e desencorajou a continuidade da cultura. No entanto, a chegada da indústria sucroalcooleira, na década de 1990, virou o jogo.

Além da prosperidade econômica, a cidade apresenta bom potencial turístico.

Em meados das décadas de 40 e 50 verificou-se notável movimentação migratória e surgimento de diversos núcleos de povoamento nas regiões norte e noroeste do estado, tendo como escopo a perspectiva de prosperidade na cultura cafeeira. Por volta de 1955, a frente cafeeira atingiu a região de Umuarama e, consequentemente, o território que atualmente compõe o município de Ivaté. A ocupação da localidade foi promovida pela Companhia Brasileira de Imigração e Colonização – COBRINCO, impulsionada pelas condições favoráveis para a aquisição de terras oferecida pela empresa.

O nome Ivaté foi concebido em homenagem à população indígena que já habitava na região, com predominância dos Caingangues, dos Zoras, e Xetás. O nome é uma junção adaptada dos termos ‘Ybá’ e “Eté”, que significam respectivamente “fruto” e “verdadeiro” no vocabulário tupi.

Ivaté está localizada em área privilegiada com grande incidência de recursos hídricos, que são a causa predominante pela demanda do local. Em seu entorno há o rio Ivaí, o Córrego 215 e o Ribeirão da Prata, onde é realizada a prática de pesca esportiva, visitação de banhistas, e outras atividades náuticas. Além dos atrativos naturais, as festividades da cidade como carnaval, aniversário do município, cavalgadas e réveillon, são acontecimentos que atraem grande fluxo de visitantes devido à oferta diversificada na gastronomia, lazer e apresentações artísticas.

Inicialmente Ivaté era um dos distritos do município de Umuarama, até que no ano de 1989, através da Lei Estadual n° 8.970 promulgada no dia 02 de março, instituiu-se o desmembramento de Ivaté e se definiu Herculândia como seu distrito. O processo de instalação se efetivou no dia 01 de janeiro de 1993.

Na cidade, alguns dos eventos mais famosos acontecem na igreja. O palco da festa junina é o pátio da Igreja Católica, onde são montadas barracas de comida e bebidas típicas e há a apresentação da tradicional dança da quadrilha. Já a quermesse, em dezembro, é na Paróquia da Ressurreição de Ivaté. Além de comida e bebida, a festividade conta com bingo, leilão de gado e som eletrônico.

Onde Hospedar

Hotel Oriente

Endereço: Rua Maringá, 2826. Fone: (44) 3673 – 1131

Gastronomia
Restaurante Agvera – Av. Minas Gerais, 2201. Fone (44) 3673 – 1147
Restaurante Cantinho Caseiro – Rua Maringá, 2145. Fone:(44) 98435 – 2302
Restaurante Ponto Certo – Av. Minas Gerais, 2345.
Gastropar – Rua Icaraíma, s/n.  Fone: (44) 3673 – 1367
Churrascaria do Régis – Rodovia PR-082 KM01. Fone: (44) 3673 – 1192
Pizzaria I Love Pizza – Rua Apucarana,2847. Fone: (44) 3673 – 1287

Dicas

Rio Ivaí 

Segunda maior bacia hidrográfica do interior do Paraná, o rio Ivaí é muito procurado para turismo nos períodos permitidos pelos órgãos ambientais. Dentre as atividades preferidas pelos visitantes, estão esportes náuticos, pesca esportiva e camping.

Na área de embarque e desembarque, funciona também uma balsa que faz o transporte de veículos e passageiros de uma margem a outra do rio.

Córrego 215

Área de lazer para passar o dia com a família e amigos, o Córrego 215 fica próximo à zona urbana do município. O local se destaca pela vegetação nativa e por áreas de plantas ornamentais. O bosque nasceu de trabalho voluntário.

Balneário Rancho Arara Azul

Localizado na zona rural de Ivaté, o Balneário Rancho Arara Azul é uma área de lazer e entretenimento. Tem piscina de águas naturais, pesque-pague, playground, quiosques com churrasqueiras, além de lanchonete para os apreciadores de peixe-frito, sashimi, pirão, e outras iguarias.

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversario da cidade01 de maio

Eventos

  • Carnavalfevereiro
  • Corpus Christijunho
  • Arraía da Afustijulho
  • Quermesse da Paróquia da Ressurreição julho
  • 2ª Quermesse da Paróquia da Ressurreição dezembro
  • Reveillondezembro