Jardim Olinda

Publicidade

Jardim Olinda está localizado no ponto mais extremo norte do Paraná, na confluência do rio Pirapó com o rio Paranapanema, divisa com São Paulo, local onde se deu a instalação da Redução  Jesuítica de Nossa Senhora do Loreto nos idos de 1610.

Tem a marca do menor município do Paraná, mas se destaca pela beleza cênica de seus rios, sua ruralidade e identidade com a cultura nordestina.

Dois assentamentos e a capacitação aos seus moradores tem mostrado que tamanho não é documento, mas uma comunidade conhecedora de seus potenciais pode mudar a curva da história.

No dia 16 de outubro de 1956 a planta do referido loteamento, inicialmente denominada de Jarina, foi despachada pela Prefeitura Municipal de Paranacity, assim iniciou Jardim Olinda. A área remanescente foi loteada em sítios e fazendas, dando início a colonização da região. Em 1958, Dr. Juca Prado fixou sua residência neste município e deu início a abertura da Fazenda Pau D’alho, sendo fundamental para a colonização, atraindo muitas pessoas Jaú, Estado de São Paulo, para começar a plantação de café e cereais.

Pela lei n° 99 de 22 de novembro de 1960, Jardim Olinda foi elevado à categoria de distrito. No dia 06 de março de 1.964 pela lei n° 4.844 e no dia 06 de dezembro do mesmo ano ocorreu a primeira eleição para Prefeito e vereadores e a instalação deu-se a 11 de dezembro 1964, sendo os eleitos empossados pela Justiça Eleitoral, data em que se comemora o aniversário da cidade.

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Santa Padroeira Nossa Senhora de Fátima 13 de maio
  • Aniversário do Município11 de dezembro

Eventos

  • Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima maio
  • Forró Olinda junho
  • Baile do Reencontro agosto
  • Explosão de Louvor dezembro