Jussara

Foto:

Quando um grupo de empresários Ingleses chegou ao Brasil, fixaram na Cidade de São Paulo. Logo interessaram por Terras no Norte do Estado do Paraná porque o objetivo daqueles Ingleses era plantar algodão para suprir a Indústria têxtil do País de Origem: a Inglaterra.

Esta região pertencia a 5ª Comarca de São Paulo. Acontece que no dia dois de março de 1926, em São Paulo, pelo valor de Duzentos Contos de Reis, os ingleses compravam de JOSÉ MARIA D’ALMEIDA, com transação feita na Coletoria de Tibagi, já no Paraná,546.078 Alqueires, onde surgiram 63 cidades e Patrimônios, em distância de 15 a 18 km uma da outra. É aí que surge Jussara.

Museu Associação Cultural Ishinosuke Kimura

É um espaço cultural que expõe as memórias de uma das muitas famílias de imigrantes japoneses que se instalaram em nossa região. Possuidor de um vasto acervo, fica situado na Estrada Buriti,162 e apesar de inicialmente ter sido criado utilizando os objetos trazidos pela família quando vieram da terra do sol nascente, hoje o museu detém uma significativa quantidade de objetos recebidos através de doações.

Igreja Kenrikyo

Conta a história que em 26 de outubro de 1838 a senhora Miki Nakayama com 41 anos de idade, de acordo com a revelação divina, tornou-se Sacrário de Deus-Parens. Sacrário quer dizer aqui, um local onde Deus se estabelece. Dessa maneira, Deus-Parens transmitiu a sua vontade através de Oyassama. A senhora Miki Nakayama (Oyassama ou Nossa Mãe), a porta-voz de Deus-Parens, cujos ensinamentos deram ensejo à fundação da Igreja Tenrikyo, nasceu em 18 de abril de 1798, na aldeia de Sanmaidem, em Yamabe, região de Yamato, atual distrito de Sanmaidem, município de Tenri, província de Nara, Japão.

No Brasil apesar da emigração japonesa começar em 1908, a divulgação da religião só começou a partir de 1929, momento em que chegaram os primeiros imigrantes com o objetivo de fazer o missionamento. Vieram 10 familias enviadas pela Igreja Mor Nankai. Na II Guerra Mundial o missionamento foi interrompido. O reverendo Chujiro Otake – lider da Igreja ficou preso por um ano e três meses em São Paulo. Em 1951, na cidade de Bauru, foi inaugurada a Sede Missionária da Igreja Tenrikyo do Brasil. (Dendotyo).

Em 1951, havia nove igrejas; 13 casas de divulgação e 180 Yobokus (missionários). Hoje a Tenrikyo conta com 87 igrejas, 310 casas de divulgação e 6.500 yobokus. No Brasil, está presente em Curitiba, Jussara, Foz do Iguaçu, Assaí, Londrina, Maringá, Cascavel, Cianorte e Marialva.

Dicas

Pesqueiro Gussi

Aberto de quarta a domingo e feriados. Porções de peixes e almoço.
Rod. PR 323 (44) 99732.0706 / 99919


DICAS

Pesqueiro Irmãos Gussi

Aberto de quarta a domingo e feriados. Porções de peixes e almoço.

Rod. PR 323 (44) 99732.0706 / 99919.9918

GALERIA DE FOTOS