Nova Londrina

Publicidade

Com localização estratégica, na divisa entre os Estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Nova Londrina tem no rio Paranapanema um grande atrativo. As águas que banham mais de 80% do município ajudam a compor a beleza natural que encanta no lugar.

Terra de gente trabalhadora, a cidade transformou a afortunada natureza em fonte econômica e, junto da agroindústria, destaca-se como polo turístico, especialmente nos segmentos rural, ecológico e de eventos.

Em meio a história do Estado do Paraná, são raros e imprecisos os dados relativos às primeiras notícias do povoamento e colonização da localidade onde se encontra a cidade de Nova Londrina. Sabe-se, contudo, que desde antes do ano de 1930 existiu um “picadão” que, partindo do Porto São José no Rio Paraná, nos limites com o Estado do Mato Grosso, cruzava as terras circunjacentes do atual município de Nova Londrina, para atingir a Fazenda Montoya, local onde hoje se encontra a cidade de Paranavaí.

Objetivando a extração e aproveitamento de madeiras de lei abundantes na região e a exploração das suas terras férteis, no período de 1947 a 1950, estabeleceu-se ali a empresa imobiliária Terras e Colonização Paranapanema Ltda, com sede no Rio de Janeiro – que posteriormente foi desmembrada e vendida parte para a Imobiliária Nova Londrina Ltda – e parte para a Colonizadora Marilena Ltda. É considerada como data de fundação o dia 20 de outubro de 1952.

Após intensa campanha publicitária, centenas de famílias – emigrantes dos rincões do Brasil não tardando a aparecerem, também os primeiros imigrantes estrangeiros para a lida da terra, principalmente no plantio do café – ficaram interessadas em ali se estabelecer.

Pela Lei n.º 13, de 05 de agosto de 1953, foi criado o Distrito Judiciário, e em 26 de novembro de 1954 através da Lei Estadual n° 253, o núcleo foi elevado à categoria de município, com instalação oficial no dia 06 de janeiro de 1956, e o primeiro prefeito municipal foi o sr. Avelino Antônio Colla.

O nome dado à cidade é uma homenagem à cidade paranaense de Londrina, considerada um dos maiores fenômenos em termos de colonização em todo o país.

É possível chegar à Nova Londrina de carro ou ônibus comercial pela BR-376, que é pedagiada, ou PR-182. Quem prefere viajar de avião deve desembarcar no aeroporto de Maringá, a 160 km.

Hotel e Churrascaria Gaúcha

Apartamentos com ar condicionado, frigo bar, Tv e internet. Serve refeições com rodízio de carnes nobres  – (44) 3432.1264

Rancho do Portuga

O melhor bacalhau do noroeste do Paraná e ainda self service, porções de peixes e carnes. Vinhos nacionais e portugueses. (44) 3448.1004 / 99957.9562 – rodovia PR 569, km 02

 

Dicas

Porto Tigre 
Localizado na divisa do Paraná com São Paulo, o Porto Tigre propicia a pesca de peixe de couro, graças ao fundo pedregoso das águas.​​​​​​

Foz Ribeirão do Tigre 
Lugar ideal para apreciar o encontro das águas dos rios Tigre e Paranapanema, a Foz Ribeirão do Tigre é acessível por uma trilha de aproximadamente 30 minutos, repleta de vegetação nativa.

Área de Lazer Pequeno Príncipe
No assentamento Brizantha, a Área de Lazer Pequeno Príncipe oferece cachoeiras de águas cristalinas, camping, recreação e campo de futebol. Depois de um gostoso passeio pelo bosque de árvores nativas, que tal descansar numa das redes espalhadas pelo local

Balneário Bono 
Natureza tranquila com momentos de adrenalina é o que oferece o Balneário Bono. No local, é possível encontrar lazer e descanso, como na área para banho, pesque-pague, salão de festas e quiosques com churrasqueiras. Já se você quer agito, tem eventos de motocross e gaiolacross.

Parque Recanto Verde – área municipal toda reestruturada para lazer local

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município15 de março

Eventos

  • Festa das Nações maio
  • Festa de Santa Rita de Cassia junho
  • Festa do Padroeiro - São Pio X agosto
  • EXPONOVAoutubro
  • Natal Vida dezembro