Pérola

Publicidade

O povo acolhedor e hospitaleiro é a maior marca de Pérola, município de aproximadamente 13 mil habitantes, que fica no Noroeste Paranaense. Mas a cidade tem outros atrativos, como rodeio e circuito ciclístico. Além deles, trilhas rurais, cachoeira e piscinas naturais proporcionam o melhor do contato direto com a natureza.

Festas e eventos de diferentes segmentos completam a lista de motivos para atrair a sua visita.

Por volta de 1957, um Plano de Colonização idealizado pela Companhia Byington para o Município de Pérola seguiu as diretrizes adotadas pela Inglaterra em suas colônias, onde as estradas de acesso às propriedades rurais localizavam-se nos espigões. No início do processo de colonização, a agricultura ocupava o espaço mais importante na economia do Município. Mais recentemente, a pecuária aliada a outras culturas como algodão, milho e feijão entre outras espelharam a nova realidade econômica municipal.

O Município recebe o nome de Pérola em homenagem a Pérola Ellis Byington, mãe de Alberto Byington Júnior, um dos sócios da Companhia Byington de Colonização Ltda., grande proprietária de terras no Paraná e que promoveu o desmatamento e a colonização de parte do noroeste do Estado.

 

 

Dicas

Por estar cercada por rios e riachos, Pérola tem diversas piscinas naturais espalhadas por todo o município. As águas cristalinas e correntes das piscinas e a vegetação que cerca o local atraem os turistas.  Pelas trilhas rurais do município é realizado anualmente o Circuito Internacional Vou de Bike. Ciclistas de todo o Brasil e de países vizinhos participam da competição, que faz parte do calendário oficial da cidade. As trilhas podem ser visitadas por turistas durante todo o ano.

Cachoeira do Rio Porongo 

Uma beleza da natureza, a cachoeira do Rio Porongo é visitada diariamente por turistas e moradores locais. Pesca e banho nas águas limpas do Rio são os grandes atrativos do local. A beleza e a rica diversidade de espécies vegetais das margens também merece destaque. Não possui estrutura de serviços.

Igreja Matriz 

A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima encanta pela beleza arquitetônica. Fundada em 1974, ganha importância por ser um dos símbolos da cidade.

Praça Zequinha de Abreu (Praça do Violão) 

Popularmente conhecida como “Praça do Violão”, a Praça Zequinha de Abreu é um local agradável para encontrar os amigos e desfrutar de momentos de alegria e descontração.

Galeria de fotos

Publicidade