Porto Rico

Publicidade

Porto Rico fica no Noroeste do Paraná e conta com aproximadamente 28 km de margem do Rio Paraná, no último trecho “vivo”, ou seja, não represado, sendo o segundo maior da América do Sul. Com uma largura média de 1500 m, a área é ideal para a prática de esportes aquáticos.

O nome da cidade faz jus aos moradores ou a quem tem uma casa de fim de semana. Além disso, a riqueza está nas belezas naturais.

Suas diversas ilhas e reservas ecológicas com rica fauna e flora são apropriadas para o lazer náutico, pesca e ecoturismo.

De acordo com a história, o nome Porto Rico, surgiu por causa das belezas naturais, como o pôr-do-sol sobre as águas, a fartura da pesca, a facilidade de acesso à navegação e o transporte de cargas pelo rio Paraná.

Segundo a lenda, pescadores teriam deixado gravado em uma pedra a seguinte frase: “Deus seja louvado… este é um lugar feliz… é um porto rico”. Quem já passou por lá sabe bem o que isso significa.

Como a maioria das cidades do norte do estado, os seus colonizadores foram imigrantes paulistas, catarinenses, mineiros e de vários estados do Nordeste, que buscaram novos desafios nos anos de 1948.

De acordo com alguns historiadores, a abundância de madeiras de lei (peroba, ipê, cedro e outras) deu início a uma grande operação madeireira com a instalação de serrarias e exportação de madeira em toras para o estado de São Paulo, via transporte fluvial, pelas águas do rio Paraná.

Porto Rico está a 598 km de Curitiba. A viagem da capital até o município pela BR 376 demora cerca de 8 horas de carro. De ônibus, são cerca de 17 horas de viagem.

 

Dicas

Praia de Santa Rosa

Conhecida como Prainha, a ilha da Praia de Santa Rosa é de uma incrível beleza natural. Conta com serviços de infraestrutura, com lanchonetes e banheiros públicos, além de empresas para aluguéis de barracas e cadeiras. Escolha certeira dos turistas, que a deixa movimentada em boa parte do ano. Praia perfeita para quem curte água doce e transparente, areia fina, sol e beleza natural. As águas que banham a Praia de Santa Rosa possuem temperatura agradável para banho. Essa é uma das mais bonitas praias do Rio Paraná, com roteiro extraordinário para apreciar as belezas naturais .

Praia da Carioca

Por ser mais reservada, a Praia da Carioca não possui serviços. Para aproveitar o dia com qualidade, a dica é levar tudo o que é preciso para fazer desse momento algo único. Lembre-se de recolher o lixo produzido e levá-lo até o Porto Rico, para destinação correta. Agindo assim, é possível que todos desfrutem de um cenário espetacular, limpo e agradável.

Praia Cabeça da Ilha Mutum

A generosidade da natureza faz com que Porto Rico fique ainda mais encantador. Em períodos de rio baixo, forma-se essa piscina natural. O mais impressionante é que nessa praia é possível contemplar a surpreendente visão entre o leito do Rio Paraná e os estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. É incrível! A Praia Cabeça da Ilha Mutum não possui serviços.

ÓTIMO PARA QUEM GOSTA DE MERGULHO
A cidade oferece uma experiência incrível e inesquecível em um dos melhores lugares do mundo para mergulhar em água doce.

PASSEIOS DE BARCO E  PÔR DO SOL
A cada passeio, você irá respirar ar puro, desfrutar da beleza da natureza e navegar pelo Rio Paraná. Águas cristalinas, ilhas preservadas e toda exuberância do Porto. Depois, não deixe de aproveitar para curtir o pôr do sol. No município, é possível apreciar este espetáculo da natureza de diversos ângulos, a começar pelo píer.

 

O que fazer em Porto Rico

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município21 de abril
  • Padroeira da cidade15 de agosto