Querência do Norte

Publicidade

Querência do Norte é conhecida como a Capital do Arroz Irrigado, destacando-se pela tecnologia aplicada. A cidade tem a oportunidade de mostrar com orgulho sua marca durante a Festa do Arroz, que a cada ano torna-se mais interessante para o setor. O Encontro de Rizicultores acontece desde 1978, sendo o mais antigo do Brasil. Na tradicional Festa do Arroz, entre os quitutes, o arroz está presente desde pratos salgados e até nas sobremesas.

Sua colonização deu-se principalmente com gaúchos. É um município peculiar que ficou muito conhecido pelas invasões de suas terras. Mesmo com alguns episódios que marcaram uma época conturbada, como todo sistema de colonização, respeitou-se suas formas de organização. Atualmente é um município produtivo, com uma comunidade organizada e pacífica. Querência do Norte tornou-se um município atípico pelo número de assentamentos (7), que ao passar do tempo foram se organizando e alguns servindo de modelo, graças a visão dos gestores municipais que colocam o município em destaque pela visão administrativa

Pela Lei n.º 13, de 05 de agosto de 1953, foi criado o Distrito Administrativo. Em 26 de novembro de 1954, pela Lei Estadual n.º 253, foi criado o município de Querência do Norte, sendo instalado a 05 de dezembro de 1955.

Um diferencial muito especial do município é fartura de águas dos rios, suas ilhas e praias de águas doces. Em seu território estão 66 Km de margens de Rio Paraná, com cinco portos: Felício, Natal, Dezoito, Brasílio e Floresta, dando a denominação de Portos da Cordialidade, por ter os serviços quase exclusivamente para o Turismo.

É banhado também por 28 Km do Rio Ivaí, onde no Porto Cauiá tem a balsa que faz a travessia para Icaraíma – Parque Nacional da Ilha Grande.

O nome Querência vem da expressão gaúcha que significa “lugar querido, onde se pretende viver”. Como a maioria dos pioneiros eram de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, fica justificada a escolha para o nome do município.

Os principais atrativos de Querência do Norte são suas ilhas e praias de águas doces. O encontro dos rios Ivaí e Paraná formam um alagado – onde a plantação do arroz irrigado, além de fortalecer sua economia, é uma atração pela abundância de tuiuiús e garças que são atraídas pelos grãos.

 

Dicas

Portos da Cordialidade

São cinco Portos que margeiam os quase 60 km d rio Paraná. Batizados assim por ofertarem serviços quase exclusivos ao turismo, são verdadeiros Portos da Cordialidade que recebem visitantes que buscam as belezas naturais, a cultura ribeirinha, a gastronomia e a pesca.

Porto Felício: propício a Pesca Esportiva e os peixes mais encontrados são o piauçu e o dourado. Conta com serviços de balsa para travessia ao Porto Caiuá – Naviraí-MS. É onde acontece o encontro das águas, possui rampa, guias de pesca, aluguel de barcos e lanchonete.

Porto Floresta: faz divisa com o município de Porto Rico. É propício para passeios de barco e esportes náuticos. Possui rampa de acesso ao rio Paraná, área de camping.

Porto Natal: Praias de areias brancas, com estrutura de lanchonete, pousadas, rampa de acesso ao rio Paraná,área de camping com quiosques, guias para pesca. Informações (44) 9993.2614 / (44)91121037

Porto Brasílio: É um Distrito com infraestrutura adequada ao receptivo com lanchonetes, pousadas, área de camping, guias para pesca e passeios náuticos. Não esqueça de conhecer a Gruta esculpida pelo tempo a 2 km da sede. Informações (44)3462.7048

Porto Dezoito: Estrutura de restaurantes, pousadas, marina, rampa de acesso ao rio Paraná, área de camping, guias de pesca e para passeios náuticos e acesso a praia de águas doces -Bela Barbada, pelo grande volume do peixe “barbado” encontrado neste local. Informações (44)3462.1610 / (44) 99786042

Praia Bela Barbada

Local apropriado para prática de esportes aquáticos e banhos em suas areias brancas. Os serviços acontecem na temporada de novembro a fevereiro e fica por conta da Queltur-agência receptiva e Antônio com serviços de guia turístico na contemplação de das belezas naturais e passeios pelo rio Paraná, com direito a visitação as ilhas para observação da fauna e flora do local. Serviços de lanchonete, locação de cadeiras e guarda sol. (44) 999801-5195.

Marco da Rota Missioneira

É uma cruz jesuítica e uma gruta da Nossa Senhora dos Navegantes,  simbolizando o caminho utilizado por índios e pelos incas e que serviu de rota para as missões jesuíticas que utilizaram o rio Ivaí para suas entradas na região. O local também é um mirante para o Encontro das águas dos rios Ivaí e Paraná, formando um alagado onde a plantação do arroz irrigado é a protagonista pela abundância de tuiuiús e garças atraídos pelos grãos.

Estância Figueiredo

Localizada no assentamento Chico Mendes – Porangaba, é uma ótima opção para prática de cavalgadas e esportes radicais, com trilhas de motos, gaiolas e trilha ecológica. Tem ainda belas cachoeiras e uma diversidade de fauna e flora apreciada também em caminhadas e para fotografias. Área de Camping e lanchonete. (44) 99987-7076

Rancho da Sula

Situado na estarda do antigo laticínio. Oferece piscinas de águas naturais, camping e animais domados para passeios em divertidas cavalgadas. Toda quinta-feira acontece a Quinta na Roça, onde são servidos deliciosos pratos típicos regionais e nordestinos. O Rancho é sede da Comitiva Jeitão Caipira que tem o objetivo de promover o Turismo Ecológico Rural e festividades. (44) 99982-5941

Estância Vô Barrão

Localizada na Estrada da 25, é opção de lazer com piscinas de águas límpidas, serviços de lanchonete, tanques de peixes para prática de pesque e pague, locação para festas e eventos. (44) 99990-5632

Pousada do Sol

No Porto Natal, com serviços de aluguel de barcos e guia conhecedor de todos locais para pesca e passeios pelas águas dos rios. Locação de quartos equipados com ar condicionado e roupas de cama e banho, sala de estar e cozinha equipada. (44) 98847-5902

Pousada Tião Paçoca

Localizada no Porto 18 oferece apartamentos com ar condicionado, com opção de quartos duplos e alojamento para até 09 pessoas, serve refeições, porções, locação de barcos e lancha e serviços de marina. Comandada pelo experiente guia de pesca Tião Paçoca, nativo das ilhas do rio Paraná, que fez sua história aliando satisfação de seus clientes pescadores com a preservação do rio, foram estipuladas cotas e embora a pescaria seja bastante divertida e produtiva, ele não permite exageros, exercitando inclusive a prática do pesque e solte. (44) 99819-3212 / 99801-5195.

 

Pousadas, lanchonetes, área de camping e serviços de pesca nos Portos Dezoito, Brasílio, Porto Natal e Floresta. No Porto Brasílio – na foz do Ivaí, a balsa faz travessia para o Porto Caiuá em Naviraí (MS) e ainda área de retiro religioso da Igreja Cristianismo Decidido.

Onde se hospedar em Querência do Norte

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeiro São Pedro e São Paulo29 de junho
  • Aniversário do Município05 de dezembro

Eventos

  • Festa do Santo Reis janeiro
  • Encontro Evangélico de Jovens e Adolescentes fevereiro
  • Festa do Costelão Fogo de Chão fevereiro
  • Festa do Encontro das Águas no Porto Felício abril
  • Encontro de Trilheiros e Gaioleiros maio
  • Cavalgada Cavalo de Aço junho
  • Festa de São Paulo Apóstolo junho
  • Festa de São Roque – Comunidade Capanema agosto
  • Competição de Pesca no Porto Brasílio setembro
  • Festa do Arroz setembro
  • Rally do Lixo setembro
  • Cavalgada e Festa de Santa Luzia dezembro
  • Clamor por Querência do Norte dezembro
  • Festa Aniversário do Município dezembro
  • Festa do Peão dezembro