Santa Isabel do Ivaí

Publicidade

A luta pela posse definitiva do território brasileiro é cheia de heroísmo, sacrifícios e lutas ingentes. E nela destacaram-se inicialmente os povos ibéricos seguidos pelos bandeirantes paulistas. Todos estavam imbuídos dos mesmos objetivos: a conquista e dominação das terras, a procura de minas de ouro e pedras preciosas e a escravização dos povos aborígenes.

O Vale do Rio Ivaí, a bacia do Paranapanema, foram perlustrados e explorados desde a chegada dos primeiros colonizadores. Há notícias de que a região foi percorrida em todas suas direções, ora por expedições castelhanas, ora por exploradores lusitanos que na época afluíam em grande número para suas conquistas no Novo Mundo. Foi quando surgiram os primeiros estabelecimentos espanhóis na antiga província Paraguai de Guairá, em 1554, quando foi erguida a Vila Rica do Espirito Santo, em território das reduções de Guairá.

A partir dessa época outros expedicionários castelhanos palmilharam a região, e alguns dos quais nela se fixaram e criaram várias povoações.  Padres da Companhia de Jesus fundaram as 13 primeiras reduções nas bacias dos Rios Paranapanema, Tibagi Ivaí, Piquiri, Pirapó e Corumbataí. Daí em diante a região passou a ser transitada normalmente pelos castelhanos.

Na década de 1930, embora o Ciclo de Café já estivesse historicamente ultrapassado, as plantações de cafezais atingiram praticamente todo o norte e gradativamente alcançaram todo o noroeste do Paraná. E foi graças à cultura cafeeira que tivemos o povoamento e colonização de vastas áreas de nosso Estado, inclusive a nossa entre os anos de 1948 e 1950, sendo que em 1952 o patrimônio de Santa Isabel do Ivaí já possuía 3.000 habitantes.

Em 1948 foi constituída a Companhia Imobiliária e Colonizadora Santa Isabel do Ivaí, com o objetivo de colonizar a Gleba Dezenove, no interior da Colônia Paranavaí.

A empresa povoadora era dirigida por Tarquínio Marques Ferreira, Gustavo Brigadão, Paschoal Pucci e Dalmiro Carneiro. Determinou-se que 02 de julho de 1952 fosse a fundação oficial de Santa Isabel do Ivaí, mas antes desta data já havia famílias residindo na localidade.

A Lei n.º 13, de 05 de agosto de 1953, criou o Distrito Administrativo no município de Paranavaí. Neste mesmo ano verificou-se notável surto de progresso. Foi instalada a rede de iluminação pública, abastecimento de água encanada, instalação de rede subterrânea de combate a incêndios e funcionou a primeira serraria na sede municipal.

Pela Lei n.º 253, de 26 de novembro de 1954, foi criado o município de Santa Isabel do Ivaí, com território desmembrado de Paranavaí, sendo instalado a 25 de novembro de 1955. Em 1º de dezembro de 1955, foi instalado o Cartório de Registro Civil e Anexos sendo titular Adelermo Camargo.

O que fazer em Santa Isabel do Ivaí

Ver tudo

Onde se hospedar em Santa Isabel do Ivaí

Ver tudo
Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município25 de novembro