São Jorge do Patrocínio

Publicidade

AO município de São Jorge do Patrocínio tem o privilégio de estar no território do Parque Nacional da Ilha Grande, sendo que 53% do território do município estão praticamente intocáveis por causa das leis ambientais de proteção do Parque Nacional da Ilha Grande. Meio Ambiente é assunto levado a sério em São Jorge do Patrocínio.

São Jorge do Patrocínio integra o Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), primeiro consórcio do Brasil a atuar em proteção ambiental. O município tem ainda três unidades de conservação: uma APA Municipal, criada em 1994; o Parque Nacional de Ilha Grande; e a Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná, ambas criadas em 1997.

Vale a pena apreciar o centro da cidade, com seus canteiros floridos, praças coloridas e um belo projeto paisagístico, de forma a posicionar a cidade como referência em cuidado e zelo com o patrimônio e preservação ambiental.

A atividade agrícola é uma das grandes fontes de geração de renda. As principais são a produção de mandioca, café, leite, fruticultura, sericicultura e avicultura. No setor industrial, destacam-se as confecções, figurando ainda como expoentes na indústria local, o setor alimentício, metalúrgico, além de prestação de serviços.

O povoamento teve início em 1960, quando a empresa colonizadora promoveu a venda de lotes rurais e urbanos, após medição e demarcação do perímetro. As primeiras famílias que chegaram dedicaram-se à extração de madeiras de lei, abundantes na região. Mais tarde iniciou-se plantação do café, permitindo que o núcleo absorvesse 80% de sua área plantada com a rubiácea e a pastagem.

Em 04 de julho de 1974 foi criado o Distrito Administrativo de São Jorge, com território pertencente ao município de Altônia. Em 04 de novembro de 1980, através da Resolução n.º 52, foi realizado um plebiscito que visava consultar a comunidade a respeito da conveniência da emancipação política. A resposta foi positiva.

Pela Lei Estadual n.º 7.474, de 22 de junho de 1981, o distrito foi elevado à categoria de município emancipado, com denominação alterada para São Jorge do Patrocínio. A instalação oficial ocorreu no dia 1º de fevereiro de 1983.

Dicas

Praia do Pacaraí

Às margens dos rios Paraná e Paracaí está a Prainha do Paracaí, onde visitantes têm uma bela vista da Área de Preservação. O local é porta de entrada do Parque Nacional de Ilha Grande, importante unidade de preservação de ecossistemas, e um dos mais importantes santuários ecológicos do estado,ponto referência de acesso ao Parque  com estrutura de atendimento ao turista.

Praça Alberto Romero 

Importante marco da cidade, na área central, a principal praça do município tem grande área livre destinada a feiras e exposições. Decorada com canteiros de flores, além de um coreto para apresentações artísticas e pequenos shows, o local tem acesso ao Acervo Histórico e demais espaços.

Estádio Municipal Bento Rodrigues da Cunha 

Inaugurado em 1987, o estádio é uma conquista do setor esportivo da cidade. Importantes partidas históricas e torneios regionais foram realizados no espaço e até hoje é referência na valorização do esporte e inclusão social. Abriga a Escolinha de Futebol Juventude e promove eventos esportivos e culturais.

Parque Nacional da Ilha Grande

As propostas de proteção ambiental da região datam do século passado. A região é caracterizada pela existência de sítios históricos e arqueológicos de excepcional relevância para a compreensão da ocupação humana no sul do Continente Americano, incluindo-se as áreas de ocupação dos índios Xetá, considerados extintos, reduções e cidades jesuíticas (índios Guarani) que remontam ao Século XVII, insuficientemente estudados e carentes de proteção.

Paralelamente a estes esforços, pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá propuseram o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), de Reserva da Biosfera, com área núcleo entre a foz dos Rios Ivinhema e Amambaí. Mesmo antes dessa ação, vários procedimentos para proteger o meio ambiente já haviam começado. O nome da unidade foi escolhido levando em consideração o mais significativo acidente geográfico da região, no caso a Ilha Grande ou de Sete Quedas. Certamente é um lugar único no mundo, e que conta com algumas espécies em extinção, além de um ecossistema diferenciado.

O Parque Nacional de Ilha Grande um labirinto de canais, ilhas e lagoas, formado pelo Rio Paraná em uma área de 78.875 hectares, as maiores atrações são suas belezas cênicas. A vegetação da planície conta com mais de 450 espécies identificadas, essa vegetação abriga espécies raras. O ecossistema também abriga animais silvestres ameaçados de extinção. A diversidade de fauna e flora costuma ser comparada ao Pantanal Matogrossense.

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do município22 de junho
  • Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição08 de dezembro

Eventos

  • Torneio Intermunicipal e futsal janeiro, fevereiro
  • Encenação A Paixão de Cristo abril
  • Festa da Igreja São Sebastião / Bairro Vila Oriental maio
  • Festa Igreja Santo Antônio / Bairro Gurucaia junho
  • Missa e Procissão de Corpus Christi junho
  • Semana do Meio Ambiente junho
  • Semana do Meio Ambiente junho
  • Festa da Igreja São Benedito / Bairro São Benedito agosto
  • Fest Music setembro, outubro
  • Festa da Igreja São Manoel / Bairro Serra das Flores setembro
  • Festa da Igreja Nossa Senhora Aparecida/Bairro São Mateus outubro
  • Festa do Peão de Rodeio outubro
  • Festa da Padroeira Nossa Senhora Imaculada Conceição dezembro