São Manoel do Paraná

Publicidade

São Manoel do Paraná não podia ter nome mais adequado. Homenageia “o santo da paciência”. Tem tudo a ver com o clima de tranquilidade e silêncio na cidade, onde parece que o tempo não passa.

Desde o século XVI, os espanhóis, portugueses e os bandeirantes paulistas conheciam um caminho que de São Vicente cortava o sertão. Esse caminho pré-colombiano se estendida por mais de 1.200 quilômetros da Costa de São Vicente ao Rio Paraná, cortando os Rios Tibagi, Ivaí e Piquiri, através dos quais os povos indígenas se comunicavam com o Oceano Atlântico e com regiões mais distantes. Essa trilha era conhecida como o Caminho de Peabiru ou São Tomé.

Nas adjacências desse caminho, por onde passavam as expedições históricas, originaram o povoamento do solo, no vale do Rio Ivaí, em sua margem esquerda, acima um pouco da altura da Ilha das Pombas, num lugar onde anteriormente habitavam os índios Cariris, pertencentes à grande tribo dos Tupis-Guaranís. Próximo a outro rio menor, que os colonizadores cognominaram de Rio dos Índios, foi fundado um povoado denominado Patrimônio de São Manoel. Vários objetos já foram encontrados comprovando a existência destes povos.

Na década de 50, com o loteamento das terras, vieram os pioneiros com o objetivo de cultivar café ou para explorarem o comércio de secos e molhados. Sua base econômica mais recente está calcada na agropecuária. Criado através da Lei Estadual n° 9.369 de 13 de setembro de 1990, e instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1993, foi desmembrado de Indianópolis.

Causos Curiosos

Uma das características desta pitoresca cidade é crendice….é só puxar um dedo de prosa e você vai conhecer muitos causos de fantasmas, luzes misteriosas e muitas outras histórias.

Dicas

O calendário de festas da cidade é extenso e se destaca pelos eventos culturais e religiosos, como a Festa em Louvor a São Manoel, realizada em junho, e a Festa em Louvor a Padroeira Nossa Senhora do Rosário do Rocio, que acontece em novembro.

Dentro das festividades de aniversário do município, comemorado em setembro, tem a tradicional Cavalgada Ecológica, que, além do passeio, oferece moda de viola e costela ao fogo de chão.

Banda Ecológica Águia Pequena

Um dos grandes diferenciais é a formação da Banda Águia Pequena, formada para conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, onde todos os instrumentos são feitos de reciclados. Hoje é uma referência estadual apresentando-se em diversas localidades do Paraná.

Cachoeira do rio dos Índios

Local aprazível, ainda sem infraestrutura, mas bastante usada para o lazer da comunidade.

Reserva Particular do Patrimônio Natural – Caraguatatiba da Divisa

Localizada nas terras de propriedade da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, a Reserva Particular do Patrimônio Natural – Caraguatatiba da Divisa, possui área de 222,30 hectares. É uma Unidade de Conservação R.P.P.N situada na altura do Trópico de Capricórnio, apresenta características tanto de mata tropical como de subtropical, onde são encontrados exemplares de madeiras de lei como guaritas, marfins, perobas entre outras, além de exemplares de erva-mate, bromélias terrestres, taboas e muitas plantas medicinais. A mata é habitada por macacos, cutias, cachorros-do-mato, capivaras, queixadas, ouriços, gatos-do-mato, tatus, antas, onças pardas e outros animais que podem ser vistos frequentemente. Tem ainda grande variedade de aves, tais como jacutingas, gaviões, pica-paus, guachos, gralhas, urubus da cabeça vermelha entre outras espécies. A Reserva possui trilhas de fácil e médio percurso, que chegam até a “Lagoa Preta”, nome dado devido à quantidade de folhas que cobrem o fundo. Sua cor permeia entre o verde e o azul enchendo os olhos dos visitantes.

As visitas devem ser agendadas e acompanhadas por um guia com vasto conhecimento do local. São oferecidos passeios, com o Trenzinho Caraguatá, do Centro Ambiental Vera Cruz, até a entrada da Trilha que dá acesso a Lagoa Preta.

O Centro Ambiental Vera Cruz está equipado com uma sala grande para reuniões, cozinha, geladeira, fogão, armários e banheiros. Tem a opção de pernoite no alojamento, devendo ser trazido roupa de cama e banho.

Agendamentos: Secretaria Municipal do Meio Ambiente (44) 3644-1235 ou 9124.3003, com Vanessa

Lagoa Preta

Distância do centro da cidade: 12 km, mata com características de serrado, presença de bromélias com caraguatá em abundancia. Fauna conta com espécies como: onças pardas e pintadas, tatus, quatis, cutias, antas, macacos, emas, porco do mato, javali, Java porco, aves diversas – répteis como: jacarés, cobras, sapos, etc.

Edificações rústicas na lagoa e entorno, muito usada para ensaios fotográficos, passeios diversos.utilizado para fotos de aniversários, pré-casamentos, gestantes e etc. O nome da lagoa é Lagoa Preta, apesar de suas águas serem de um azul raríssimo. Responsável e Contato: Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Manoel do Paraná. Fone: (44)3644-1235

Igreja Nossa Senhora do Rosário do Rocio 

Dentro da Igreja Matriz está localizado em cima do altar, um crucifixo entalhado em um tronco de Peroba, de 3,70m de altura e 1,80 de diâmetro, pesando aproximadamente 500 quilos, sendo este Crucifixo entalhado pelo Senhor Ângelo Zacheo, morador da cidade e um de seus pioneiros.

Encontro dos Rios Ivaí e Índio

Este atrativo localiza-se nas terras de propriedade da Fazenda da Divisa, entre os Municípios de São Manoel do Paraná e São Carlos do Ivaí.

Recanto Porteira Velha

O Recanto Porteira Velha, recebeu esse nome, pois neste ponto da estrada, que dá acesso ao bairro da Companhia, havia uma Porteira e uma casa no meio do Mato, onde morava uma família, que trabalhavam para a Companhia Melhoramentos, na Fazenda Divisa. Então todos que passavam para adentrarem na fazenda e irem sua à sede, tinham que parar e esperar que a pessoa que estava na casa, viesse abrir a porteira, logo e após dizer aonde ia e com quem queria falar, recebia o direito de passar rumo à sede. No local sobrou a Porteira, que hoje funciona como o ponto de parada para lanche, descanso e entrada da trilha da Lagoa.

Cantinho Lacerda – (44) 99155-0673

Eventualmente é alugada diretamente com o proprietário

Recanto HB – (44) 99165-5231

Eventualmente é alugada diretamente com o proprietário.

 

O que fazer em São Manoel do Paraná

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município13 de setembro

Eventos

  • Festa em Louvor ao Santo São Manoeljunho
  • Festa Agostina agosto
  • Cavalgada Ecológica setembro
  • Festa de aniversário do Município setembro
  • Festa em Louvor a Padroeira Nossa Senhora do Rosário do Rocio - novembro