São Pedro do Paraná

Publicidade

O Município de São Pedro do Paraná, está localizado na região noroeste do estado, divisa com o Estado de Mato Grosso do Sul, foi criado através da Lei Estadual nº 4788, de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964. Foi desmembrado de Loanda e Porto Rico e teve sua emancipação política comemorada no dia 30 de dezembro de 1964.

É um município organizado e recebe seus visitantes com um belo lago na entrada da cidade. Tem como atrativo turístico o Porto São José e Porto Eucalipto.

Pesque e Pague São Pedro –  Distância da sede do Município: 500 metros – Dispõe de 04 tanques para pesca, na qual oferece varas e ração. Venda por kg do peixe. Oferece bebidas e porções

Distrito de Porto São José

As margens banhadas em 18 Km de águas do Rio Paraná, abrigam o Distrito de Porto São José, um verdadeiro Paraíso, propício a banho, pesca, mergulho e muitos outros esportes aquáticos da natureza exuberante e águas cristalinas,  e ganhou o merecido nome de Paraíso das Águas Doces.

O Porto São José é o endereço turístico do município de São Pedro do Paraná, é um dos portos mais antigos do Brasil, relatos datam que no ano de 1700 já existiam as primeiras instalações, mais tarde serviu de apoio para o exército brasileiro, motivo de achados de embarcações afundadas do Exército Brasileiro durante a Revolta dos Tenentistas.

É um dos portos mais antigos do Brasil, relatos datam que no ano de 1700 já existiam as primeiras instalações, mais tarde serviu de apoio para o exército brasileiro Ficou muito conhecido por ser utilizado para travessia por meio de balsa local para Mato Grosso do Sul e um ponto perfeito para pescarias exitosas.

Hoje é um dos emergentes balneários paranaense, bastante apreciado pelas belezas de suas ilhas e praias de águas doces, frequentado pelos amantes da pesca e pelos turistas de final de semana que constroem casas confortáveis para seu lazer, aos poucos transformando-se em um agradável balneário, onde se pratica pesca, banho, mergulho, jet-ski, esqui aquático, passeios de barco, stand up paddle, entre outros.

Possui várias ilhas, entre elas, a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru (1.340 hectares, sendo 900 aproveitáveis. No seu interior encontra-se um lago de 400 hectares, propício para procriação de alevinos e berçário para peixes e repteis, além do cultivo de mel.

O Rio Paraná abriga em suas águas mais de 2.400 espécies aquáticas, destacando-se 172 espécies de peixes das quais 5% já caminham para a extinção, 37 tipos de répteis, 22 anfíbios, 68 mamíferos, 306 espécies de aves, sem contar uma enormidade de plânctons (zooplactons e fictoplanctons). O encontro das águas entre o Rio Paraná e Paranapanema é um espetáculo mágico. Pode-se acompanhar a caminhada das águas paralelas sem que se misturem por longo trecho, por influência de vários fatores denominados liminológicos (comportamento das águas). Diferenças de temperatura, PH, nitrato, oxigênio, clorofila, potássio, ferro e densidade.

Uma ótima estrutura receptiva com serviços de qualidade a sua disposição

Marina e Pousada do Padre –  (44) 3444.1143

Restaurante e Pousada Riso dos Peixes –  (44) 3444.1270

Pousada e Marina Água Boa –  (44) 3444.1182

Pousada do Imbu –  (44) 99116-8001

Restaurante Quintal do Portuga –  (44) 3444.1115/99143-0038

Restaurante, Pizzaria e Lanchonete Pôr do Sol – (44) 3444.1181/99122-8438

Beira Rio Cervejaria e Restaurante –  (44) 99148-9495

Hot Fish do Terrinha Jr –  (44) 99118-5572 – Praia Mineira

Restaurante Costa Rica – (44) 99825-5777/99166-1156 – Porto Eucalipto

 

Dicas

Praia Mineira

Em épocas de seca, possui uma extensão de 240.000 m2. Este local é utilizado como forma de lazer por turistas e visitantes, onde estes usufruem o local através de banhos de rio, banho de sol e outras formas de lazer.

Porto Eucalipto

Teve suas primeiras ocupações iniciadas na década de 60, servindo como ponto de apoio para os moradores que iniciavam as atividades de exploração econômica nas ilhas do rio Paraná, tendo como função principal ponto de embarques e desembarque dos ilhéus que habitavam essa região. Por volta da década de 70, passou a se intensificar as ocupações na margem do rio, hoje para intenso uso de turistas.

Fundão do Rio Paraná

Trata-se de uma área muito utilizada por pescadores profissionais e amadores de toda região, sendo que as espécies de peixes mais encontradas nesse local são jaú, dourado, pintado, armal, barbado. Pela sua profundidade, cerca de 24 m e sua água cristalina tem sido muito utilizado também para pratica de mergulho. Anualmente, no início do mês de agosto, acontece Campeonato de Pesca ao Jaú , que reúne pescadores de todo Brasil, na busca de fisgar essa espécie de bagre, que é um gigante do rio Paraná.

Terminal de Cargas “Presalino Semprebom” – O primeiro Porto de Areia ecologicamente correto do Brasil.

A extração de areia é uma das atividades econômicas. Em maio de 2001, nove empresas extratoras de areia do Rio Paraná tiveram suas atividades paralisadas a mando da Promotoria Pública do Meio Ambiente, por estarem armazenando areia nas margens do rio, dentro da faixa denominada de mata ciliar. Com isso, formaram uma associação e, como diferencial, oferecem o Terminal de Cargas Presalino Semprebom, o primeiro Porto de Areia ecologicamente correto do Brasil, com preservação de mata com trilha ecológica e sua estrutura é um atrativo turístico.

O desafio de adequar-se às exigências ambientais uniu empresários através da APA-Associação das Indústrias Extrativistas de Areia do Noroeste do Paraná, ou como é mais conhecida – Associação dos Portos de Areia, merecedores de inúmeros prêmios, entre eles, o de Expressão Ecológica-2006.

Com tecnologia inspirada na extração de minérios, a areia extraída no Rio Paraná é transportada por esteiras suspensas até as caixas para expedição, com o mínimo impacto, preservando assim a faixa de 500m de proteção ao rio. Ao lado da unidade extrativista tem-se a nova floresta, ecologicamente reconstituída, contribuindo com o Corredor da Biodiversidade, onde já funciona como abrigo natural de animais silvestres, com trilha interpretativa para caminhadas ecológicas com condutores e para uso em educação ambiental.

Onde se hospedar em São Pedro do Paraná

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Aniversário do Município30 de dezembro

Eventos

  • Festa do Padroeiro São José Operário março
  • Festa do Padroeiro São Pedro junho
  • Campeonato de Pesca ao Jaú agosto
  • Cavalgada da Independência setembro
  • Festa da Capela São Francisco setembro
  • Festa de Reveillon dezembro
  • Festa em comemoração ao aniversário do município dezembro