Terra Rica

Publicidade

O município de Terra Rica é cercado por rios e formações rochosas com  que o tornam uma importante fonte de interesse geológico, despertando  atenção de pesquisadores pelos seus cânions e cavernas.

Localizada em uma região bastante plana, conta com uma única montanha, conhecida como os Três Morrinhos, com altitude aproximada de 640 metros ao nível do mar, sua área é de  aproximadamente 25.000 m2 e a altura da base ao topo gira em torno de 180 metros com ótimas condições para a prática do vôo livre (para-glaiders e asa delta) sendo considerado um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte e fazendo Terra Rica ser conhecida como a Capital do Vôo Livre Paranaense.

O rio Paranapanema divide os municípios de Terra Rica no Paraná com Euclides da Cunha no estado de São Paulo, com travessia de balsa, sendo um importante canal de escoação da produção, seu represamento criou o Lago de Rosana que chega a alcançar 3 km de largura, oferecendo praias naturais de água doce, pesca, passeios de barco e a prática de esportes náuticos.

Aliando condições de relevo e vegetação, Terra Rica é um bom destino para quem gosta de cicloturismo. A cada pedalada, o ciclista é brindado com um pouco da beleza da natureza local.

Até 1950, Terra Rica pertenceu ao Município de Mandaguari, quando colonizado pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná – SINOP sendo seu primeiro nome Estrela do Norte e por força da Lei nº 13 de agosto de 1950, foi elevada a categoria de Distrito Administrativo do município de Paranavaí . Criado através da Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, e instalado em 04 de dezembro de 1955.

Serviços

Restaurante e Lanchonete Cantinho do Peixe

Av São Paulo – saída para Diamante do Norte (44) 3441.3002

 

Dicas

CAMINHADA DE FÉ
No dia 12 de outubro, acontece a Caminhada de Fé. Na ocasião, os devotos partem a pé da cidade e sobem o Morro dos Três Irmãos até a capela, onde é celebrada uma missa.

Os Três Morrinhos

O Morro Três Irmãos, também chamado de Três Morrinhos, é o mais antigo morador da região e teve o privilégio de ver muitas cidades crescerem nos horizontes que o cercam. Cada um dos morros que compõem os Três Irmãos possui uma beleza diferente, vamos então fazer um passeio por sobre eles, e descobrir as suas belezas.

O primeiro morro sentido oeste é o mais alto, sua altura aproximadamente é de 180 m e a superfície do topo é de mais ou menos 120 m2. Os empregados da Colonizadora SINOP foram os primeiros a subirem até o topo. A partir daí, muitos curiosos e aventureiros se adentraram por entre o mato fechado, fazendo picadas e enfrentaram todas as dificuldades e barreiras que a natureza impunha. Tudo isso em troca de alcançar a maravilhosa vista panorâmica, estar próximo das nuvens e poder apreciar a natureza de um novo ângulo.

Na década de 60, Padre Eduardo, apoiado por uma grande multidão de fiéis, inicia a construção de uma capela no alto do morro e futuramente com a adequação da estrada facilitou o acesso até ao cume do morro. Foram instalados as antenas de televisão e os equipamentos de retransmissão.

Se continuarmos o nosso passeio, vamos seguir o caminho ao morro central, onde à cerca de 70 metros abaixo do topo deparamos com uma planície maravilhosa que possui uma área aproximada de 1/2 alqueire.

Assim como no primeiro morro, também vamos encontrar um lençol de água na planície do morro central. A água jorra com maior abundância; é uma água límpida e cristalina onde podemos matar a sede e descansar apreciando a paisagem.

Neste local se encontra a maior área verde do Três Morrinhos, onde podemos encontrar algumas árvores centenárias e várias plantas, animais e pássaros.

Seguindo para o terceiro morro que dentre os três é o mais baixo e tem uma altura aproximada de 166 metros de base. A paisagem mostra enormes paredões de rocha decotados pela natureza. Vamos admirar o tamanho das pedras que ali existem e matar a curiosidade, observando buracos e fendas que chamam a nossa atenção.

É nessa elevação que se encontra a pacata Caverna do Sol Nascente; nome que recebeu por estar localizada ao leste do morro, e por ter o sol nascendo todos os dias à sua entrada.

Tem um formato triangular e afunilado, ou seja, o fundo vai se estreitando à medida que se adentra nela. Tem um comprimento de mais ou menos 12 metros, e teve sua origem a partir do desprendimento das camadas rochosas pouco resistentes aos efeitos erosivos do tempo. Essa caverna se situa aos pés do morro junto a um paredão rochoso, e é guardada pelos antigos moradores do lugar; os marimbondos. O Morro Três Irmãos é também um ambiente propício à reprodução das cobras, já que não é difícil topar com algumas delas naquele local.

Voo livre em Terra Rica

Na década de 80 desponta um novo esporte no interior do Paraná; a prática de vôo livre, esporte este que fez de Terra Rica sua capital paranaense. Segundos pilotos de outros estados afirmam que Terra Rica possui o melhor ponto do sul do Brasil para prática de vôo livre, com  quadrantes de decolagem: Norte, Nordeste e Sul. Rampa natural gramada e rampa especial para ASA. O local se destaca por ótimas térmicas, ventos, segurança de pouso, facilidade de acesso à rampa e vários lugares ao redor do morro para pouso.

Praia Municipal

Também conhecida como Prainha do Garimpo, a Praia Municipal é um dos mais belos cartões-postais da cidade. Além da paisagem, às margens do Rio Paranapanema, o lugar oferece área de camping, pesca esportiva e passeios de barco, caiaque e jet-ski.

Patrimônio Cultural – Religioso

Capela São Carlos Boromeu, localizada no Bairro São Carlos – Quebra Milho, construída no ano de 1964, utilizado 100% de tijolos a vista e não fizeram colunas e a mesma contém um registro com o nome das respectivas atitudes da época do Padre Eduardo.

Capela Nossa Senhora Aparecida – Localizada no Topo dos Três Morrinhos, construída em tijolos no ano de 1964 do Padre Eduardo.

Capela Santa Catarina de Laboriê, localizada no Bairro Dois Mourões, construída no ano de 1990, utilizado 100% tijolos com colunas, na época do Padre Arlindo.

Capela São Cristóvão, localizada no Bairro Itapuã, construída no ano de 1992, utilizado 100% tijolos com colunas, na época do Padre Arlindo.

Lazer nas águas

A praia municipal localiza-se às margens do Rio Paranapanema (Lago de Rosana) a uma distância de 18 km da cidade de Terra Rica. O Rio possui uma largura de mais de 2.500 metros, com água doce cristalina. Na praia possui área de camping, quiosques, banheiros, lanchonete e área arborizada, além de oferecer oportunidade para uma boa pescaria, passeio de barcos, caiaque e jet-ski.

Curiosidade

José Rico

Terra Rica é uma cidade privilegiada por talentos, entre eles não podemos deixar de citar o nome de um ilustre pioneiro e cidadão honorário do município; o cantor José Rico. Ele nos relata um pouco da história dessa cidade no qual ele a chama de “ cantinho querido”.

José Rico Alves dos Santos nasceu na cidade de Barra de São Pedro em Pernambuco no dia 29 de Junho de 1946. Chegou em Terra Rica com a família mais 02 irmãos no ano de 1948, com pouco mais de 02 anos.

O próprio cantor José Rico, em depoimento ao escritor Edson Cristaldi afirma que a origem da inclusão do nome Rico foi uma sugestão do Padre Eduardo.

A carreira do cantor começou nos bares, em festas juninas e quermesses em troco de paçoquinha e sorvete.Fica registrado a ajuda do Sargento Vieira que levou José Rico para cantar pela primeira vez na rádio de Paranavaí.

No final da década de 60 do século XX partiu para São Paulo. Conheceu Romeu Januário de Matos em um hotel na região da Luz. Formaram então a dupla sertaneja Milionário e José Rico, alcançando o sucesso depois de anos de trabalho e luta nesta longa estrada da vida.

No final do ano de 2005, José Rico recebeu da Câmara Municipal o título de embaixador de Terra Rica.

O que fazer em Terra Rica

Ver tudo

Galeria de fotos

Publicidade

Datas comemorativas

  • Padroeiro Santo Antonio 13 de junho
  • Aniversário do Município 04 de dezembro
  • Imaculada Conceição 08 de dezembro

Eventos

  • Terra das Flores – Exposição de Orquídeas julho
  • Campeonato de Voo Livre setembro
  • Desfile Cívico setembro
  • Encontro Carros Antigos setembro
  • Caminhada da Fé outubro
  • Torneio de Laço outubro
  • Cavalgada Ecológica dezembro
  • EXPOTERRAdezembro