Nova Olímpia celebra 61 anos nesta quinta-feira

Publicidade

O dia 06 de agosto é marcante para os munícipes de Nova Olímpia. Dia do Padroeiro Senhor Bom Jesus e o aniversário do município são celebrados nesta mesma data.

História

A fundação e colonização de Nova Olímpia são, especialmente, frutos de Moacir Loures Pacheco, proprietário de uma gleba no setentrião paranaense. Em 1959, ao chegar no local, Moacir encontrou apenas mata virgem, providenciando de imediato os primeiros trabalhos de medição e demarcação dos terrenos, visando à organização de um núcleo populacional que foi denominado “Olímpia”, em homenagem à esposa do fundador.

Como o patrimônio não progredia, foi acertada a transferência do aglomerado urbano para uma região próxima e com melhores condições de desenvolvimento, passando a denominar-se, então, “Nova Olímpia”. Devido ao notório e rápido desenvolvimento do novo local, em 1964, o patrimônio de Nova Olímpia foi elevado a distrito administrativo e judiciário e, em 1967, a município autônomo.

Segundo o IBGE, a população atual de Nova Olímpia é de 5.806 olimpienses. Vizinho dos municípios de Maria Helena e Tapira, a cidade se situa a 34 km ao Norte-Oeste de Cruzeiro do Oeste, a maior cidade nos arredores. O município também está a 42.5 km do Aeroporto de Umuarama, 74.9 km do Aeroporto de Paranavaí e 120.4 km do Aeroporto Regional Silvio Name Junior, de Maringá.

Atrativos

O Parque do Lago e a Praça do Trabalhador são os principais pontos turísticos, além dos inúmeros rios e quedas da região. Balneário e Pesqueiros também contam com grande visitação. Um dos grandes eventos do município é o Rodeio, que acontece anualmente, geralmente em setembro, com várias atrações e cantores famosos.

Senhor Bom Jesus

A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão.

Em sua maioria, apresentam Nosso Senhor à devoção dos fiéis, ou de pé, com um manto de púrpura e a coroa de espinhos, ou pregado na Cruz. Mas há também numerosas imagens do Bom Jesus do Horto, representando Nosso Senhor em sua agonia no Jardim das Oliveiras. Bom Jesus dos Passos, em sua subida ao Monte Calvário.

Somente no Brasil, o Padroeiro é titular de mais de 200 igrejas, algumas delas basílicas ou santuários nacionalmente famosos, como a do Bom Jesus da Lapa, Bahia, e a do Bom Jesus de Pirapora, São Paulo.