Novidades no turismo prometem movimentar Cianorte em 2020

Publicidade

Expandir a capacidade turística da Capital do Vestuário e região é o objetivo do planejamento traçado neste mês na Prefeitura, durante reunião entre o secretário de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo, Wanderley Fernandes, e a coordenadora de Turismo, Angela Carvalho, com a presidente da Rede de Turismo Regional (RETUR), Wanda Pille, e o presidente do Instituto Prosperare, professor Jacó Gimenes.

“A partir de um estudo detalhado, acreditamos que nossa região, conhecida por Corredores das Águas, pode ser dividida em cinco polos, sendo Cianorte um deles, visto as suas potencialidades e o amadurecimento do setor”, propôs a presidente da RETUR. A sugestão foi bem recebida pelos representantes da administração municipal e, conforme debate, deve levar a denominação de “Polo Turístico Cinturão Verde”.

Assim, para fortalecer o município, foram preestabelecidos cinco debates setoriais – com temas que perpassam o turismo de compras, religioso, rural, de aventura, entre outros – que devem culminar na realização da 1ª Conferência Municipal de Turismo e, consequentemente, no Plano Municipal de Turismo, que é um documento essencial para orientar o desenvolvimento da atividade.

Wanda e o professor Jacó, ainda, destacaram que 2020 é o ano do clicloturismo na região Corredores das Águas. “Estabelecemos uma parceria com a empresa Lobi, especializada em cicloviagens, para realizar uma análise de viabilidade e traçar roteiros, de maneira que as cidades polos, como Cianorte, recebam a modalidade”, contou a presidente da RETUR, que irá agendar a visita dos profissionais à cidade.

Também entre as novidades para este ano, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Vestuário, Serviços e Turismo anunciou o lançamento de mais um circuito da Caminhada Internacional na cidade: a Rota das Perobas, no distrito de São Lourenço. “Devido ao sucesso da Rota da Pedreira, em Vidigal, que chega à sua 4ª edição em 2020, estamos aptos para ampliar o evento e proporcionar novas experiências aos caminhantes”, informou Wanderley.

“Além disso, nossa cidade foi considerada adequada para sediar um evento de âmbito estadual: o 1º Encontro das Paróquias de Santa Rita de Cássia. Para isso, agora, vamos mobilizar o setor religioso e dar início aos preparativos”, contou a coordenadora de Turismo do município. “São por essas novidades, assim como pela manutenção das ações exitosas de anos anteriores, que iniciamos 2020 com ótimas expectativas”, completou Angela.

Fonte: Assessoria de Comunicação (Débora Fuzimoto)