Itaguajé

Foto: rio Paranapanema em Itaguajé – foto AdrianaJ Santos1 – topo

Itaguajé é um município banhado por dois importantes e históricos rios:  o rio Pirapó e rio Paranapanema. Hoje estes rios proporcionam ao município oportunidades de desenvolvimento pelo Turismo, com eventos náuticos, condomínios de segunda residência e atualmente o mergulho.

Podemos dizer que a história de Itaguajé é muito rica, pois remontam ao século XVI a primeira referência histórica da região com origem nas expedições castelhanas e nas vindas das bandeiras portuguesas. Efetivamente, a região Norte do Paraná, na bacia do Paranapanema, foi a primeira a ser invadida pelos padres jesuítas espanhóis, José Cataldino e Simón Maceta que tomaram posse das terras para o Rei de Espanha, fundando em 1610, as margens do Rio Paranapanema a Redução Jesuítica de Nossa Senhora de Loreto e a seguir Redução de Santo Inácio Mini.

Foi aí que o Padre Montoya escreveu, em 1613, a “Arte y Vocabulário de La Lengua Guarani”, que serviu aos missionários para se entenderem com os povos indígenas que dominavam a região, e que foi, talvez, o primeiro livro escrito e impresso em terras da América.

Em 1629, porém os bandeirantes paulistas, na sua luta pela posse das terras, em busca de ouro, comandados por Antônio Raposo Tavares invadiram a Província del Guayrá, destruíram as reduções, expulsando os Jesuítas e os dominadores castelhanos, reconquistando extensa faixa de terras para o Brasil. Após muitos anos desses acontecimentos, a região voltou ao domínio dos indígenas, para, desaparecidos estes, cair no mais completo abandono, até que no início dos anos de 1950 chegaram à região vários migrantes, principalmente vindos do nordeste.

Sitio Arqueológico  – Localizado na margem esquerda do Rio Paranapanema, junto ao rio Pirapó, o Sítio Arqueológico da Redução Jesuítica de Nossa Senhora de Loreto possui uma área de 22,749 hectares, conforme levantamento topográfico realizado pelo Instituto de Terras, Cartografia e Geociência. O local foi tombado em março de 2013, por sua importância histórica.

Em 14 de novembro de 1951, pela Lei Estadual nº 790, o Distrito de Santo Inácio foi elevado à categoria de município e o Patrimônio de Boa Esperança passou à condição de Distrito Administrativo do novo município, mas, tendo sua denominação alterada para Itaguajé, sendo em 1954 elevado à categoria de município e a instalação solene só ocorreu no dia 30 de novembro de 1955.

Itaguajé significa, de acordo com o IBGE, pedra grande, pedra brilhante, pedra misteriosa, possivelmente pela existência de cristais de rocha ou quartzo na região, linguagem indígena: ITA: pedra, Guajé: brilhante, misteriosa.

 


DICAS



Chácara Iolanda - Local da primeira hidrelétrica de Itaguajé, a Chácara Iolanda é hoje um espaço de lazer com quiosques e seis chalés para locação. Além disso, o visitante pode aproveitar a beleza das corredeiras do Rio Pirapó e conhecer parte do que era a casa de máquinas da antiga usina. Reserva (44) 99132.4373 com Altair

Antiga Casa das Máquinas - As margens do rio Pirapó, na Chácara Iolanda, ainda se encontram parte do que era a casa de maquinas da usina, desativada em 10 de outubro de 1966.

 

 

Ruínas Nossa Senhora de Loreto - Marca a redução jesuítica do século XVI, podendo ser observado ainda restos de paredes de taipa e ruas. Artefatos cerâmicos estão catalogados junto ao Centro de Ensino e Pesquisas Arqueologias.

Hidroelétrica Taquaruçu - Composta por cinco turbinas, com potência total de 554 MW, Taquaruçu é o segundo maior aproveitamento do rio Paranapanema. Inaugurada em 1992, a usina tem ainda a importante função de controlar a vazão do rio Paranapanema, com uma área de reservatório equivalente a 80,1Km², através de nove comportas, por onde passa um total de 18.100 m³ de água por segundo.

Rio Paranapanema - O rio também tem um arquipélago composto por quatro ilhas que abrangem toda a extensão do município, sendo que a maior delas tem 30.000m².

Cachoeira Água Grande - Fazenda Big Valle - Aproximadamente 05 m. de queda d’ água

Lagoa Seca / Sítio Santa Rita - Surgiu do desmatamento de uma área, a qual resultou numa pequena lagoa. Estação de captação de energia elétrica no entorno da Lagoa Seca.

Fazenda Tropicana - Principal atrativo a beleza de sua paisagem (às margens do rio Paranapanema) e a casa da sua sede, em que é toda decorada rusticamente, com peças artesanalmente esculpidas em madeira.

Condomínios Residenciais - Balneário Renascer do Sol e Balneário Beira Rio - São balneários de segunda residência, algumas casas disponíveis para locação de temporada.

 

 

Datas comemorativas

  • Padroeira Nossa Senhora Aparecida 12 de outubro
  • Aniversário do Município30 de novembro

Eventos

  • Caminhada Ecológica do Pirapanemasetembro
  • Festa da Nossa Senhora Aparecida outubro
  • Torneio de Pesca Amadora do Tucunaré novembro
  • Festa do Peão de Rodeio dezembro