Projeto de cicloturismo cria caminho turístico que margeia os rios Paranapanema e Pirapó

Publicidade

Itaguajé, Colorado, Santa Inês, Santo Inácio, Paranapoema, Jardim Olinda, no Paraná, e Teodoro Sampaio – SP, incluindo seus distritos, estão unindo forças para que o cicloturismo esteja na lista dos segmentos turísticos mais procurados da região.

Para que o projeto tome forma, a empresa paranaense Lobi Cicloturismo realizou um mapeamento, no início deste ano, para a criação de uma estrada turística margeando os rios Paranapanema e Pirapó. No local também será possível realizar caminhadas e cavalgadas.

Parte do trabalho da Lobi foi demarcar todo território, ao todo 400km foram mapeados, com informações técnicas do solo, longitude e altitude. A intenção é agregar Inajá e Terra Rica ao projeto.

“Assim que terminamos a visita técnica a Itaguajé e região, enviamos aos interessados um relatório completo, constando do traçado, os atrativos que foram contemplados, bem como indicando as próximas etapas de inventário, constituição de consórcio de empresários, definição de roteiros e capacitação comunitária”, explica Therbio Felipe, especialista da Lobi Ciclotur.

A expectativa é que depois da pandemia as tratativas sejam finalizadas pelos municípios. O projeto conta com o apoio da RETUR.