Querência do Norte recebe o VI Fórum do Corredor do Ivaí

Publicidade

O VI Fórum do Corredor do Ivaí é uma iniciativa da Rede de Turismo Regional (RETUR) e da Prefeitura Municipal de Querência do Norte. A edição tem como objetivo fortalecer as parcerias dos municípios na descoberta de seus atrativos e nas ações integradas pela Rota Corredor do Ivaí.

O evento está marcado para esta sexta-feira (20), das 13h30 às 17h, e será ministrado na Câmara Municipal – Rua Waldemar dos Santos, 1213 – Centro. O Fórum é anual e itinerante. “A edição de 2017 aconteceu no município de Prudentópolis, onde nasce o rio Ivaí e este ano será em Querência, primeiramente, porque o município se candidatou em ser a sede e segundo porque o Ivaí tem sua foz no município”, explica Wanda Pille, presidente da RETUR. O projeto também conta com o apoio da Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná, Cooperativa Sicredi e Unicesumar.

Palestras – Ao todo, cinco palestras compõem a programação do VI Fórum, além da abertura do evento que será realizada pela prefeita Dra. Roze Raggioto, com o pronunciamento de autoridades da região, e das apresentações da presidente da RETUR e do Professor Jacó Gimennes, presidente da Paraná Turismo. “Convidamos a todos para que possamos fortalecer os potenciais turísticos da região. É importante salientar que a integração em Rotas dá mais visibilidade e adianta o processo. Vale lembrar também que o rio oferece oportunidades de investimentos, seja para eventos ou edificações, como pousadas e outros”, afirma Wanda.

Rota – A porta voz da RETUR explica que o rio Ivaí é acolhido pelos municípios de Icaraíma e Querência do Norte, percorrendo, assim, dezenas de municípios de nove regiões administrativas e cinco regiões turísticas do Paraná.

Dia Estadual – No dia 21 de abril comemora-se o Dia Estadual do Rio Ivaí, graças à movimentação da RETUR que resultou na Lei 15.622/2007, de autoria do deputado estadual Douglas Fabrício. Com a proposição da Rede de Turismo Regional ficou em evidência a importância do rio “que guarda em seus 685 quilômetros histórias e belezas”, finaliza Wanda.

 

Programação do VI Fórum do Corredor do Ivaí:

13h00: Credenciamento

13h30: Abertura com Prefeita Dra Roze Raggioto e pronunciamento de autoridades

 

14h15: Palestra: “Expedição Ivai – Grupo 100 % Companheiro”

– Luiz Felipe Daciuk –Secretário de Meio Ambiente de Prudentópolis

 

15h00: Palestra: “Rally Fluvial de Fênix-um grande evento”

– Arlei Fátima Rudek – Secretária de Meio Ambiente e Turismo de Fênix

 

15h20: Palestra: “São Manoel do Paraná- fazendo a diferença pelo Turismo¨

– Vanessa Cristian Rodrigues Trevizan – Secretária de Meio Ambiente e Turismo

 

15h40: Palestra: “Os desafios do município na organização pela demanda turística”

– Francisco Aparecido Izidoro – Secretário de Turismo de Lunardelli

 

16h00: Palestra: “A importância da imagens e trabalho em parceria”

– Paulo Sérgio Moro – Comerciante e amante da arte da fotografia

 

16h20: Apresentação: “Corredor do Ivaí – um projeto de todos nós! ”

– Wanda Pille – Presidente da RETUR

 

16h30: Plenária: Indicativos para 2019

Coordenação do Professor Jacó Gimennes – Paraná Turismo

 

17h00: Encerramento com Café Querênciano