Reserva Salto Morato (PR) reabre ao público neste final de semana

Publicidade

Fechada desde março por conta da pandemia, a Reserva Natural Salto Morato, em Guaraqueçaba (PR), reabre neste sábado, 10, com a adoção de protocolos de segurança e saúde pública em razão do coronavírus.

A unidade de conservação, mantida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, voltará a receber turistas de maneira controlada, somente com visitas agendadas.

Localizada em uma área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, a reserva tem 2.253 hectares e está inserida na Grande Reserva Mata Atlântica, o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil

protocolo desenvolvido para Salto Morato segue quatro fases – vermelha, laranja, amarela e verde – que determinam a quantidade de visitantes e grupos diários permitidos, os dias de funcionamento e os serviços disponíveis para o visitante.

Crédito: José Paiva/Fundação Grupo BoticárioFigueira centenária da Reserva Natural Salto Morato, Guaraqueçaba (PR)

A fase iniciada a partir deste sábado é a laranja. “Com este protocolo, queremos fazer com a que a nossa reserva seja um ambiente seguro para todos, minimizando as chances de transmissão do coronavírus”, diz Marion Silva, coordenadora de áreas protegidas da Fundação Boticário.

 

As trilhas que levam à cachoeira de cerca de 100 metros de altura que dá nome à reserva e à figueira centenária que cria uma ponte viva sobre o rio do Engenho voltarão a receber turistas.

A entrada no reserva será limitada a 20 pessoas por dia e, no caso de grupos, será respeitado o distanciamento de no mínimo dez metros. A entrada de idosos e gestantes ainda não será permitida, sendo liberada somente a partir da fase amarela.

 Salto Morato

Crédito: José Paiva/Fundação Grupo BoticárioSalto Morato fica em uma área reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade

Medidas de segurança

Pelo novo protocolo de visitação de Salto Morato, todos os visitantes e colaboradores terão a temperatura aferida na entrada da reserva, o uso de máscara será obrigatório e cada pessoa deverá carregar consigo itens de uso pessoal durante o passeio, como álcool em gel e copo ou garrafa individual.

Neste primeiro momento, a lanchonete da reserva seguirá fechada. Além disso, a entrada e distribuição de grupos nas trilhas deverá respeitar intervalos de tempo e distanciamentos mínimos. Quem apresentar temperatura acima de 37,5ºC, e/ou outro sintoma de covid-19, não poderá entrar em Salto Morato e será reportado à Secretaria Municipal de Saúde.

Reserva Natural Salto Morato
Onde: Rodovia PR-405, Comunidade Morato, Guaraqueçaba (PR)
Horário: quinta-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16h.
Agendamento de visitas: pelo whatsapp (41) 98827-4134