RETUR apoia Turismo Religioso através de curso à Agentes Receptivos

Publicidade

Ação está sendo realizada em Santa Fé em apoio ao projeto do Santuário Nossa Senhora do Desterro

Santa Fé (PR) é um pequeno município localizado na Mesorregião do Norte Central Paranaense. Ele conta com aproximadamente 11.400 habitantes e está presenciando o movimento de visitantes que buscam a espiritualidade e a religiosidade, especificamente adeptos do cristianismo.

Em média, o município recebe cerca de 1.200 turistas por mês, que dentre outras opções, podem participar de eventos específicos do catolicismo. Felizmente, o número de visitantes está crescendo a cada mês, em função da novena de Nossa Senhora do Desterro, com isso surge a necessidade de qualificar os serviços prestados pela cadeia produtiva do turismo religioso.

“Com a implantação do projeto do Santuário de Nossa Senhora do Desterro vimos que a necessidade de um curso especifico sobre o turismo religioso se intensificou”, afirma Wanda Pille, presidente da Rede de Turismo Regional, entidade responsável em assessorar o município de Santa Fé.

Wanda ressalta que além de conhecimentos técnicos sobre turismo religioso, qualidade no atendimento e na prestação de serviços e visão de mercado, torna-se imprescindível que os envolvidos também se conheçam e estejam em sintonia. “Para isso, estamos em ação desde o mês de maio e vamos até dezembro. Ao todo serão sete encontros e uma viagem técnica”, explica.

“O projeto do Santuário Nossa Senhora do Desterro a cada dia se fortalece com a liderança do Padre Pedro Odair Machado e a pela atuação Comissão Pró-Santuário. A participação da RETUR é apenas no sentido de orientar o processo turístico no dia a dia da construção deste projeto, que dará identidade e projeção interestadual a Santa Fé, fazendo juz ao nome”, acrescenta a presidente.

Paróquia Nossa Senhora das Graças

Atualmente, como principal atrativo, o município sedia a Paróquia Nossa Senhora das Graças, que está localizada no decanato norte, englobando assim 13 municípios. A Paróquia já desenvolve um trabalho bem direcionado com a Novena Perpétua Nossa Senhora do Desterro, que acontece todos os terceiros domingos de cada mês, das 15h às 20h. Os fiéis ainda contam com atendimento personalizado e podem participar do terço do livramento.