RETUR é uma das representantes no lançamento do Prodetur+Turismo em Foz do Iguaçu

Publicidade

O modelo inédito de financiamento vai promover avanços em todo o ambiente de negócios do Turismo. O programa tem por objetivo apoiar o setor público e privado no acesso a linhas de financiamento, com prazos e juros diferenciados de instituições financeiras parceiras a fim de melhorar a infraestrutura e o atendimento ao turista nos principais destinos do país.

O Programa

O Ministério do Turismo instituiu o Programa Nacional de Desenvolvimento e Estruturação do Turismo (PRODETUR+Turismo) por meio da portaria nº 74, de abril de 2018, a fim de disponibilizar recursos para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, oferecendo oportunidade de fomento ao desenvolvimento local e regional por meio de parcerias com estados, municípios e entes privados.

Critérios de Participação

São elegíveis empresas de turismo de qualquer porte, microempreendedores individuais, fundações, associações, cooperativas, entidades, clubes, órgãos públicos e prefeituras dos 3.285 municípios que fazem parte do Mapa do Turismo, pré-requisito para dar entrada no Prodetur. Os projetos incluem pequenas e grandes obras de infraestrutura pública; construção, reforma ou ampliação de empreendimentos; estudos e projetos de planejamento; promoção e apoio à comercialização dos destinos; compra de equipamentos, máquinas, móveis e utensílios; treinamentos; e também capital de giro associado ao projeto-base.

Prazos e taxas serão definidos pela instituição financeira em função do porte e características do projeto, e também da capacidade de pagamento do empreendimento, cliente público ou grupo econômico contratante. O prazo de carência não poderá ultrapassar três anos e o prazo limite para pagamento é de 20 anos.

Convite

Representando a região Corredores das Águas, a RETUR – Rede de Turismo Regional – será uma das entidades presentes no evento. Para Wanda Pille, presidente da RETUR, pela amplitude do projeto, por atender diversos segmentos, o turismo marcará fortes avanços nos próximos anos. “O Turismo vem recebendo uma atenção especial por parte do Governo Federal e agora passamos a contar efetivamente com o suporte estadual pelas diretrizes da Governadora Cida Borghetti, que facilitará muito para que os municípios interessados nessa forma de investimento possam concretizar em um breve espaço de tempo seus projetos. É o reconhecimento da necessidade de investimentos em infraestrutura e melhorias de forma geral nos produtos turísticos”, encerra.

O lançamento do Prodetur em Foz do Iguaçu será realizado amanhã, 20 de junho, quarta-feira, às 13h30 no Mabu Thermas Grand Hotel, situado na Avenida das Cataratas, nº 3175 – Vila Yolanda.